São Paulo, terça-feira, 08 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WebJet suspende vôos para Brasília em readequação de malha aérea

DA FOLHA ONLINE

A WebJet, companhia aérea de baixo custo, suspendeu a operação de vôos para Brasília. A empresa -que tem menos de um ano de existência e começou a operar em 12 de julho deste ano- informou que a medida faz parte do plano de readequação de sua malha aérea, que ainda está em fase de elaboração. Todas as mudanças devem ser divulgadas em dezembro.
Antes disso, a WebJet já havia suspendido outras operações. Entre elas está a ligação para Belo Horizonte. A companhia também já havia desistido de voar para Salvador, destino que deveria ter sido inaugurado no início deste mês.
A redução da malha da WebJet acontece logo depois da companhia cancelar vários vôos por falta de passageiros. No mês passado, por exemplo, a empresa chegou a ficar três dias sem operar nenhum trecho por conta do baixo índice de ocupação das aeronaves. Em outubro, a taxa média de ocupação dos vôos da WebJet foi de 35% contra um total de 71% da indústria.
Na ocasião, o presidente da companhia, Rogério Ottoni, alegou que a WebJet foi prejudicada pela guerra tarifária detonada pela Gol, TAM e Varig. É que todas elas adotaram algum tipo de promoção após a entrada da WebJet no mercado.
Segundo ele, essa ofensiva da concorrência congelou os planos de expansão da WebJet, que pretendia ampliar a frota de aeronaves e o quadro de pessoal até o final do ano -a empresa tem 120 funcionários e dois aviões em operação.
Mesmo com esses problemas, a WebJet continua a realizar vôos para quatro destinos: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. A empresa fechou o mês de outubro com 0,24% do transporte aéreo de passageiros em vôos domésticos, segundo o DAC (Departamento de Aviação Civil).


Texto Anterior: Varig perde passageiros e fica em 3º lugar no mercado doméstico
Próximo Texto: Banco X Banco: Mantega vê ação para desgastar o BNDES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.