São Paulo, quarta-feira, 08 de novembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

@ - Guilherme Barros

Iguatemi vai abrir o capital em Bolsa

A Iguatemi Empresa de Shoppings Centers, do grupo La Fonte, vai lançar ações na Bolsa de Valores de São Paulo no primeiro trimestre de 2007. O pedido de abertura de capital será encaminhado nos próximos dias à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Será o primeiro grupo de shoppings a ter ação em Bolsa no país.
Nascia há 26 anos, a Iguatemi é a maior empresa do segmento da América Latina. A companhia administra 10 shoppings, entre eles o Iguatemi de São Paulo, o metro quadrado para locação mais caro dos países latino-americanos, segundo levantamento recente da empresa de serviços imobiliários Cushman & Wakefield.
A operação está sendo guardada a sete chaves pelo grupo Jereissati, controlador do La Fonte. O valor do lançamento também não foi definido. As últimas aberturas de capitais em Bolsa foram acima de R$ 300 milhões. O Pactual é um dos bancos que deve participar da operação, mas outras duas instituições também estão em negociação.
Com o negócio, a empresa irá dar um passo importante para uma nova fase de investimentos no segmento. A tendência para os próximos anos é de um processo de consolidação de shoppings. O grupo Jereissati quer estar preparado para essa nova temporada de fusões e aquisições no setor.
Além da Iguatemi Empresa de Shopping Center, com 95% de participações, o grupo La Fonte controla também a La Fonte Telecom, que reúne os investimentos do grupo Jereissati em telecomunicações. A La Fonte Telecom faz parte do grupo de controle da Telemar Participações, com 10,3% do capital.
O lançamento de ações da Iguatemi faz parte do atual "boom" vivido pelo mercado de capitais nestes últimos dois anos.

PARA TODA OBRA

Qual o ponto em comum entre Olavo Setubal, do Itaú, e Cássio Casseb, do Grupo Pão de Açúcar? O diploma. Todos são formados em engenharia, mas adotaram outras funções ao longo da vida profissional. Segundo pesquisa feita em conjunto pela AEP (Associação dos Engenheiros Politécnicos) e pelo Observatório Universitário, isso é mais comum do que se imagina. Cerca de 66,9% dos profissionais graduados na área estão em outros setores.

BRONZEADO NO SOFÁ

As estampas dos biquínis do arquivo da Rosa Chá foram parar nos móveis da Montenapoleone. Fruto da amizade entre Amir Slama, da marca de biquínis, e o casal Sandra e Hélio Bork, da Montenapoleone, a idéia de adaptar os tecidos para revestir surgiu em abril. A parceria estimulou Sandra, que sempre importou, a pensar em exportação. "Vou até querer levá-los assim para mostrar para os meus fornecedores europeus", diz.

ARBITRAGEM
A Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem acaba de assinar um protocolo de cooperação com o Comitê Olímpico Espanhol, em Madri. A arbitragem poderá ser aplicada em litígios como contratos de direito de transmissão de jogos, patrocínio de empresas, direitos de imagem e vínculos entre atletas e clubes. A idéia é aproveitar a experiência nos cursos de Direito da FGV.

INVESTIMENTO
Dos investimentos que a Embraer vem recebendo desde sua privatização, 73% destinam-se ao desenvolvimento de produtos.

DESENVOLVIMENTO
Paulo Skaf (Fiesp) fará palestra no dia 27 de novembro, em seminário promovido pelo Lide, em São Paulo. Skaf tratará do tema Agenda do Desenvolvimento.

ENERGIA
A Abdib recebe, hoje, o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim. Cerca de 40 empresários da entidade participarão do debate, que focará o suprimento de energia no país. Serão discutidas as alternativas e os riscos para a implementação de projetos e usinas em diversas fontes energéticas e como superá-los. No último leilão, não houve acordo para a iniciativa privada investir na expansão da capacidade de geração de energia.

MAIS UMA
A rede de videolocadoras Blockbuster inaugura nesta semana sua 140ª loja no Brasil, em Sorocaba, São Paulo. Somente em 2006, é a sexta inauguração do grupo.

Inovação
Será realizada de hoje a sexta-feira, na sede da Eletronorte, em Brasília, a primeira edição da Feira de Inovação Tecnológica. A feira reúne produtos criados pela companhia que ajudaram a reduzir custos.

PF SUPERSTAR
Depois dos "bigodes", o restaurante A Bela Sintra (SP) lançou ontem campanha com retratos de celebridades para comemorar seus dois anos. A campanha é da Giovanni+DraftFCB.

AULA DE LUXO
A Faculdade Belas Artes abriu inscrições, na semana passada, para um novo curso de pós-graduação lato sensu: Gestão Criativa no Mercado do Novo Luxo, com enfoque em design e antropologia.

análise

Indústria não reage, apesar do juro menor

Depois de 14 meses de quedas consecutivas das taxas de juros, a indústria ainda não apresenta sinais de recuperação. O recuo de 1,4% na produção industrial de setembro em relação a agosto mostra que a política monetária não será suficiente para o país crescer. O resultado de setembro da indústria é mais um sinal de que dificilmente a expansão do PIB será superior a 3% neste ano.
O problema, segundo o economista Fábio Giambiagi, do Ipea, é que o juro é apenas uma parte da responsabilidade para conduzir o país ao crescimento. Há outras medidas a serem adotadas tão ou mais importantes. Entre elas, a necessidade de aumentar a taxa de poupança do país, o marco regulatório de diversos setores, as reformas estruturais e investimento público.
Giambiagi acha que sem a reforma da previdência, por exemplo, dificilmente o governo irá encontrar recursos para realizar os investimentos públicos necessários. "A reforma da previdência é a URV do crescimento", diz Giambiagi.
Para o economista, o despenho da economia agora é resultado do que o país plantou ao longo dos últimos 15 anos.


Próximo Texto: Produção industrial recua e provoca revisão do PIB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.