|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Associação Comercial de SP abre mostra com publicidades históricas no metrô
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No ano em que a publicidade
brasileira comemora 200 anos,
a Associação Comercial de São
Paulo decidiu fazer uma exposição de anúncios históricos.
"Oito Décadas de Publicidade", que abre hoje na estação
República do metrô (região
central de São Paulo), faz parte
também das comemorações
dos 114 anos da Associação Comercial e reúne 60 peças publicitárias veiculadas desde a década de 1910.
Será possível ver a evolução
do discurso publicitário e
anúncios antológicos de Casas
Pernambucanas, Pão de Açúcar, Leite Moça, Sadia, Casas
Bahia (anunciando carros), entre outros.
"Queremos mostrar que a
publicidade não tem tempo",
diz Alencar Burti, presidente
da associação. Ele acredita haver uma relação de cumplicidade entre produtos e consumidores despertada pela publicidade. "Antigamente, os bondes
de São Paulo sempre tinham
publicidade. Como eram poucos os produtos, ficava-se íntimo das marcas. Você ficava
quase partícipe da empresa."
As peças foram escolhidas a
partir do acervo de 1.709 anúncios preservados pelo Núcleo
de Biblioteca e Memória da Associação Comercial. Foram veiculadas desde os anos 1910 na
"Revista da Associação Comercial", um dos primeiros periódicos econômicos do país, no
"Anuário da Indústria e Comércio" e no "Digesto Econômico", este último fundado em
1944 e publicado até hoje.
Burti ressalta a importância
da publicidade, ainda mais em
tempos de crise. "A publicidade
motiva a auto-estima das pessoas, sobretudo em épocas de
desaceleração [econômica].
Mesmo que tenham um orçamento curto, as pessoas se sentem dispostas a consumir, e isso é muito importante para
manter a economia", afirma.
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Economia vai piorar, diz Obama Índice
|