São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2008

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Associação Comercial de SP abre mostra com publicidades históricas no metrô

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No ano em que a publicidade brasileira comemora 200 anos, a Associação Comercial de São Paulo decidiu fazer uma exposição de anúncios históricos.
"Oito Décadas de Publicidade", que abre hoje na estação República do metrô (região central de São Paulo), faz parte também das comemorações dos 114 anos da Associação Comercial e reúne 60 peças publicitárias veiculadas desde a década de 1910.
Será possível ver a evolução do discurso publicitário e anúncios antológicos de Casas Pernambucanas, Pão de Açúcar, Leite Moça, Sadia, Casas Bahia (anunciando carros), entre outros.
"Queremos mostrar que a publicidade não tem tempo", diz Alencar Burti, presidente da associação. Ele acredita haver uma relação de cumplicidade entre produtos e consumidores despertada pela publicidade. "Antigamente, os bondes de São Paulo sempre tinham publicidade. Como eram poucos os produtos, ficava-se íntimo das marcas. Você ficava quase partícipe da empresa."
As peças foram escolhidas a partir do acervo de 1.709 anúncios preservados pelo Núcleo de Biblioteca e Memória da Associação Comercial. Foram veiculadas desde os anos 1910 na "Revista da Associação Comercial", um dos primeiros periódicos econômicos do país, no "Anuário da Indústria e Comércio" e no "Digesto Econômico", este último fundado em 1944 e publicado até hoje.
Burti ressalta a importância da publicidade, ainda mais em tempos de crise. "A publicidade motiva a auto-estima das pessoas, sobretudo em épocas de desaceleração [econômica]. Mesmo que tenham um orçamento curto, as pessoas se sentem dispostas a consumir, e isso é muito importante para manter a economia", afirma.


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