São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais famílias deixam de pagar contas em dia

TATIANA RESENDE
DA FOLHA ONLINE

O nível de inadimplência no varejo deu um salto na capital paulista. O total de famílias com contas em atraso subiu de 14% em novembro para 20% neste mês. Com isso, a média anual superou 18%, de acordo com pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio) de São Paulo. Em dezembro do ano passado, o índice era de 15%.
Para o diretor-executivo da entidade, Antônio Carlos Borges, essa taxa não preocupa porque "está sob controle", já que a pesquisa mostrou estabilidade, em 6%, na proporção de famílias que acreditam não ter condições de pagar total ou parcialmente as contas nos próximos meses. "Em janeiro, esse número [de inadimplentes] deve cair muito", prevê o economista.
O nível de endividados, o que inclui débitos com cartão de crédito, cheque especial e prestações de carnê, vem aumentando desde outubro, quando era de 41%.
Em novembro subiu para 46% e o último dado aponta nova alta, chegando a 48% -patamar ainda inferior aos 50% registrados em dezembro do ano passado.

Mais vendas
Segundo a Fecomercio SP, as vendas do comércio para o Natal na região metropolitana devem registrar aumento real (já descontada a inflação) de 12% em relação à mesma época de 2008.
A alta deve ser puxada por eletrodomésticos e eletroeletrônicos, cuja venda deve crescer 27%, influenciada pela redução do IPI para a linha branca. Ainda assim, o segmento deve registrar queda de 2% no ano pelo desempenho no primeiro semestre.
Já farmácias e perfumarias devem apresentar aumento de 18% neste mês e fechar o ano com alta de 12%.
Na média, a expansão do comércio é de 1,9% nas vendas nos dez primeiros meses de 2009. Para o ano, a previsão é de alta de 4%.


Texto Anterior: Receita devolve maior lote de IR da história
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: As Bolsas do mundo, daqui e o IOF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.