São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Pode não repetir
A safra de cana-de-açúcar deste ano da região centro-sul não deverá repetir o bom desempenho de ATR da anterior. O ATR (Açúcar Total Recuperável) é um indicador do setor que mede quanto açúcar e álcool se extrai de cada tonelada de cana-de-açúcar.

Clima quente
Na safra que se encerra, devido ao clima seco, o ATR foi de 147 quilos, em média, de produtos recuperáveis (açúcar, álcool e outros derivados) por tonelada de cana-de-açúcar. Essa maior concentração de açúcar por tonelada ajudou a melhorar o desempenho da safra.

Reflexos da quebra
As exportações de café robusta do Vietnã caíram 19% no último trimestre do ano passado, em relação ao volume do mesmo período de 2001, segundo dados da Vicofa (associação do setor naquele país). A queda, que deverá continuar nos próximos meses, é reflexo da quebra de safra no Vietnã, o maior produtor mundial de café do tipo robusta.

Brasil ganha
Com a queda das exportações do produto vietnamita, os brasileiros ocuparam o espaço deixado pelo concorrente asiático. O aumento das exportações, somado a uma recuperação interna de preços do café, permitiu ao conillon subir 190% em 2002, conforme acompanhamento do Cepea.

Os preços
A pesquisa de preços do Cepea indicou que a saca de café conillon (robusta) passou de R$ 50,74, em janeiro de 2002, para R$ 146,86 em dezembro último.


Safra no PR
O primeiro levantamento da safra de verão do Paraná deste ano do Deral indicou que o desenvolvimento das lavouras de milho e de soja é bom. Cerca de 89% das lavouras de soja encontram-se em boas condições. O percentual para o milho é de 87%, diz Vera Zardo.

Não é tão bom
Já a colheita de feijão, que atingiu 50% da área plantada, indica perdas de produção. A cultura foi prejudicada por geadas, chuvas excessivas e estiagens em várias das regiões produtoras. A produção paranaense deverá atingir 471 mil toneladas.

Voltou a crescer
A produção de grãos chinesa voltou a subir, após dois anos de queda. Um levantamento do governo indica uma colheita de 457,1 milhões de toneladas, volume inferior, no entanto, aos 500 milhões de toneladas previstos inicialmente pelo governo.

Área menor
A safra chinesa aumentou mesmo com redução de área disponível para a agricultura. Nos cálculos do governo, os chineses utilizaram 104 milhões de hectares em 2002, 2% abaixo da área da safra anterior. A queda se deve a uma política do governo para aumentar a área de florestas e diminuir a desertificação no país.

Pressão menor
Com a queda do dólar, os preços agrícolas comercializados no atacado já começam a influenciar menos na inflação. É o que mostra a primeira taxa de inflação deste ano do IGP-M.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Eurolândia: UE adverte Alemanha por déficit
Próximo Texto: Vizinho em crise: FMI negocia "acordo-tampão" na Argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.