São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

akianek@folhasp.com.br

ESTOQUE DE PASSAGEM
A Conab anunciou ontem ajustes nos estoques de passagem de arroz para a safra 2007/08, de 505 mil toneladas para 1,74 milhão, para 28 de fevereiro. A Conab informou também que não pretende realizar leilões do produto neste mês nem no próximo.

A DECISÃO
Em maio, a Conab havia detectado inconformidade em seus dados. Em reunião da Câmara Setorial, informou sobre a intenção de fazer o ajuste a partir do Censo Agropecuário do IBGE -previsto para dezembro. Apesar de o IBGE não ter divulgado, o governo entendeu que era preciso fazer o ajuste, tendo em vista a aproximação do fim do ano comercial.

SURPRESA
O presidente do Irga, Maurício Fischer, ficou surpreso com a alteração e considerou que os critérios não foram claros. "A Companhia não ponderou os dados que haviam sido acordados em reunião da Câmara Setorial", disse ele, referindo-se ao encontro de maio, em que as entidades concordaram com o ajuste a partir do Censo.

INFLAÇÃO NO CAMPO
Os preços médios recebidos pela agropecuária paulista subiram 5,95% em dezembro, segundo pesquisa do IEA. Os maiores aumentos foram de banana-nanica (58,8%), carne suína (25,2%) e ovos (22,6%). Em 2007, os preços acumularam, em média, alta de 9,2%.

NA CONTRAMÃO
Os preços do boi permanecem em alta nos frigoríficos do interior de São Paulo. Ontem, a arroba do animal chegou a R$ 73 em alguns negócios. Já os preços do suínos permanecem em queda. Em duas semanas, a arroba do animal acumula desvalorização de 10,4%.

PRODUÇÃO DE CAFÉ
A safra brasileira de café deste ano deve atingir entre 41,3 milhões e 44,2 milhões de sacas de 60 quilos, de acordo com o primeiro levantamento feito pela Conab. A estimativa indica crescimento de 22,4% a 30,9% em relação à safra passada.

ABAIXO DO ESPERADO
Apesar do aumento da safra, causado pela bienalidade da cultura, os números vieram abaixo do esperado pelo mercado. Segundo a Conab, o longo período de estiagem no ano passado reduziu o potencial produtivo das plantas. Assim, os mercados reagiram com aumento nas cotações. Em Nova York, o café subiu 3,1%.

TRANSPORTE
O Ministério da Agricultura aprovou ontem novas normas para a aviação agrícola. O transporte aéreo agrícola só poderá ser feito por aeronaves homologadas pela Aeronáutica para utilização em serviços aéreos especializados. O objetivo é aumentar a segurança.


Texto Anterior: Imposto de Renda: Receita libera consulta a lote da malha fina
Próximo Texto: Produção de grãos deve ser recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.