São Paulo, sábado, 9 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO
Governo concede US$ 300 mi para amenizar concorrência de Brasil, Japão e Rússia
EUA protegem o aço com incentivo

da Reportagem Local

O presidente norte-americano, Bill Clinton, anunciou ontem que pretende conceder US$ 300 milhões em incentivos fiscais à indústria siderúrgica dos EUA. O incentivo é para ajudar as empresas a enfrentar a concorrência do aço importado pelos EUA.
A proposta será incluída no próximo Orçamento, de acordo com um informe enviado pela Casa Branca ao Congresso norte-americano. O Congresso pediu explicações à Casa Branca em razão do aumento de 30% das importações de aço que teria ocorrido em 98.
No final de setembro passado, um grupo de 12 empresas, entre elas quatro das cinco maiores do setor nos EUA, entrou com processo contra as importações de aço do Brasil, do Japão e da Rússia. Eles alegam prática de dumping, ou seja, que o produto desses países está sendo exportado por um preço inferior ao praticado em seus mercados internos.
A International Trade Comission (ITC) -órgão do governo norte-americano que cuida de questões relacionadas ao comércio exterior- concluiu, na fase preliminar do processo, que o aço brasileiro não causou dano à indústria local. Mas o processo não foi encerrado.
A ITC determinou que as investigações continuem para examinar possibilidade de ameaça futura de dano. O Brasil juntou empresários e funcionários do governo para uma contra-ofensiva.
O grupo, do qual participam Wilson Brumer (Instituto Brasileiro de Siderurgia), José Carlos Martins (CSN) e Renato Vallerini (Cosipa), estará em Washington entre os dias 12 e 14 para reuniões com representantes de agências governamentais relacionadas ao comércio internacional, incluindo o Congresso.
A intenção é demonstrar que o aço brasileiro não é subsidiado pelo governo, e evitar que qualquer sobretaxa possa ser imposta pelos EUA ao produto.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.