São Paulo, sábado, 09 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ano não deve repetir mesmo avanço de 2007

DA REPORTAGEM LOCAL

São poucos os indicadores a respeito da atividade econômica no Brasil em janeiro que já se encontram disponíveis, mas, a partir deles, os especialistas traçam um cenário positivo para o país neste começo de 2008.
Entre os dados que saíram até o momento estão os números de vendas de veículos no varejo, medidas pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores): houve crescimento de 31,85% no mês passado na comparação com o mesmo período de 2007 e queda de 11,15% ante dezembro último.
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a carga de energia elétrica que circulou no sistema do país em janeiro cresceu 0,6% em relação a dezembro e 3,4% ante janeiro de 2007.
"O setor industrial continua aquecido, em um bom ritmo", afirma Francisco Pessoa Faria Júnior, economista da LCA Consultores. No entanto, não deverá repetir o excelente desempenho do ano passado. "Nossa expectativa é que o PIB tenha crescido 5,2% no ano passado e avance cerca de 4,5% em 2008. A produção deve ter alta de 5%." Esse é o percentual de elevação esperado pelo mercado financeiro, segundo a última edição do boletim Focus, pesquisa semanal realizada pelo BC.
A redução da atividade neste ano em relação a 2007 aconteceria devido à redução tanto do investimento feito pelas empresas como do consumo. "Isso é natural depois de um tempo de alta forte", explica Arthur Carvalho Filho, economista-chefe da Ativa Corretora.
Os principais riscos para a economia brasileira, neste momento, são uma crise global desencadeada por recessão nos Estados Unidos, que afetaria principalmente as exportações do país, e a falta de infra-estrutura confiável. "Dependendo do regime de chuvas neste ano, pode acontecer um sério problema de abastecimento de energia em 2009", alerta Carvalho Filho. (DENYSE GODOY)


Texto Anterior: Indústria cresce 6% com consumo interno
Próximo Texto: Produção de máquinas avança 19,5% com mais investimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.