São Paulo, sábado, 09 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fox receberá peça extra para evitar acidentes

Concessionária nega que iniciativa seja um recall

DA FOLHA ONLINE

A Volkswagen anunciou ontem que vai instalar uma nova peça no banco do modelo Fox para evitar acidentes aos usuários a partir da próxima semana. Segundo a montadora, a "peça adicional evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro" do carro. O procedimento já provocou lesões em clientes, que tiveram os dedos das mãos mutilados.
A montadora nega que a iniciativa se trate de um recall e atribui os acidentes ao mau uso do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox. A Fundação Procon e o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) já pediram explicações a Volkswagen sobre a ocorrência.
"A Volkswagen do Brasil vem reiterar aos seus clientes que a operação desse sistema é segura, bastando seguir corretamente as instruções contidas no Manual do Proprietário", informa ontem em comunicado.
Em outra nota, também divulgada ontem, a montadora reconheceu oito casos em que clientes tiveram a mão mutilada, que "ocorreram durante operações que não seguiam as indicações do Manual do Proprietário, e em situações diversas, sem um padrão entre elas".
O acidente acontece quando o usuário tenta aumentar o espaço do porta-malas, rebatendo o banco traseiro. Para a operação, é preciso puxar uma alça embaixo do banco traseiro, para deslocar o encosto do assento. O perigo ocorre quando o motorista encaixa o dedo na argola dessa alça.
Segundo a Volkswagen, o risco existe somente para os modelos de banco inteiriço do Fox, usados no carro desde o seu lançamento. "Com relação à diferença entre os modelos do Fox vendidos no Brasil e na Europa, esclarecemos que o banco do Fox europeu é bipartido e exigiu uma solução técnica diferente. O Fox brasileiro com banco bipartido possui o mesmo sistema do europeu."
A instalação da peça é gratuita e pode ser feita em qualquer concessionária Volkswagen.


Texto Anterior: Cai preço da energia negociada a curto prazo
Próximo Texto: Alimentação: Accor vende empresa de refeições por R$ 305 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.