São Paulo, terça-feira, 09 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Varejo do Rio registra queda

DA SUCURSAL DO RIO

O IPC-RJ, índice da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que mede a variação dos preços no varejo no Rio de Janeiro, registrou inflação de 0,15% em fevereiro, com uma desaceleração de 1,07 ponto percentual sobre janeiro (1,22%).
O grupo dos alimentos foi o principal responsável pela reversão do índice. De uma alta de 2,24% em janeiro, passou para uma queda de preços de 0,38%.
Segundo o economista da FGV André Braz, coordenador do IPC, a alta dos alimentos em janeiro foi causada por "problemas climáticos" (chuvas em excesso) que afetaram o abastecimento de frutas hortaliças e legumes, produtos que, normalmente, já sobem de preço no começo do ano.
Braz disse que foi, principalmente, o fim desse fenômeno que fez cair os preços em fevereiro. Contribuíram também o fim do período de reajuste das mensalidades escolares e o aprofundamento das liqüidações de verão no grupo vestuário. Mas disse que não é possível dizer que a queda de fevereiro é uma tendência, pois os reajustes de preços administrados já previstos para os próximos meses irão pressionar os índices.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Preços caem, mas Selic deve ficar igual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.