São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

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Manual apreendido estimula concreteiras a participar de "oligopólio" e traz ameaças

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao realizar buscas na sede da Holcim Brasil S.A. em fevereiro, agentes da Polícia Federal encontraram o que seria uma estratégia do suposto cartel de cimentos para conquistar mercado no setor de concreto: um manual de instruções para empresas concreteiras que se coligariam às cimenteiras.
O documento investe na criação de uma identidade de grupo entre os participantes -"estaremos com você sempre". Prega o cuidado -"o importante é não dar provas a quem não possa tê-las".
E é bastante claro, reduzindo as alternativas de interpretação. "Isto é, sim, um oligopólio, cujo vazamento ao mercado lhe trará danos irreparáveis. Você já é vinculado", aponta.
O documento informa que os participantes terão acesso a mais dados sobre o empreendimento em um site na internet -www.thearcana.com. Ontem, a página ainda estava no ar, intitulada "The Arcana: Os Guardiões do Futuro". O acesso se dá por meio de senha.
Caso o usuário descumpra as normas combinadas pelo "oligopólio", "imediatamente será retirado", informa o manual, "e a senha, inutilizada". O mesmo documento incentiva que participantes façam uma denúncia "sigilosa" de mau comportamento dos companheiros.

Adesivo no carro
Se for verificado que um dos integrantes do "ConceitoMix" -alcunha do consórcio de empresas no manual- não vem seguindo as orientações, será necessária uma "reparação". A pessoa que for denunciada descobrirá que está sob acusação ao se deparar com um adesivo no vidro do carro, de casa ou do local de trabalho.
O adesivo mostra o desenho de uma espada equilibrando uma balança. De sua ponta, saem dois fios em direção ao cabo, que terminam em formato de cifrão. De um lado, o símbolo de uma caveira. Na parte de baixo, uma letra "t" à direita e a inscrição "A-3" à esquerda.
O "projeto", como é intitulado, compreenderia duas fases. A primeira, de 20 de abril a 30 de junho de 2005, seria a etapa de "conhecer fragilidades", "saturar ansiedades" e "caracterizá-los como vítimas".
A segunda, a partir de julho daquele ano, é bem mais simples: seguir o preço de tabela para o concreto. (ID)


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