São Paulo, segunda-feira, 09 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas Folhainvest

Maioria das ações recua em semana cheia de oscilações

DA REPORTAGEM LOCAL

Após uma semana de intensa volatilidade no mercado financeiro, os investidores devem se deparar com mais uma rodada de fortes oscilações nos próximos dias. A movimentação da Bovespa na semana passada ilustra bem como tem sido o mercado: na segunda-feira, caiu 5,10%; na quarta, subiu 5,31%; e, no balanço semanal, computou recuo de 2,82%.
Em consonância com o que ocorreu na Bolsa, a maioria das ações recomendadas pelas corretoras sofreu perdas na semana. As ações da Gerdau estiveram entre as que mais sofreram. Na semana passada, Gerdau ON perdeu 8,53%, e Gerdau Metalurgia PN caiu 8,64%.
"A primeira semana de março se mostrou muito volátil e nos reservou fortes emoções. Primeiramente, o clima de aversão ao risco se acentuou com o prejuízo recorde da AIG, com consequente socorro do governo norte-americano", diz análise da XP Investimentos. "O pacote econômico chinês ainda gera questionamentos, e a situação americana ainda gera muitas preocupações, o que sustenta o ambiente de volatilidade", completa.
Dentre as 66 ações que formam o índice Ibovespa, 56 registraram desvalorização na última semana. Os papéis do Ibovespa que mais perderam foram Aracruz PNB (19,29%) e Braskem PNA (18,02%).
"Na semana, destacamos a reunião do Copom, onde as nossas expectativas são de uma nova redução na Selic, de entre 0,75 ponto e 1 ponto percentual. A decisão pode trazer movimentos pontuais de ânimo ao mercado", afirma Julio Martins, diretor da Prosper Gestão.


Texto Anterior: Queda da Selic reduzirá ganho do investidor
Próximo Texto: Ganhador do 1º mês da disputa virtual teve rentabilidade de 64%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.