São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal inglês faz editorial sobre a crise

de Londres

O Brasil voltou a ser tema de um editorial do "Financial Times", o principal jornal britânico de negócios.
Intitulado "Brazil's Challenge" (O Desafio do Brasil), o texto diz que a crise está longe do fim, destacando ser urgente a recuperação da imagem do país no mercado internacional.
O jornal diz que a decisão de aumentar as taxas de juros para 45% ao ano foi correta, embora isso signifique uma pesada carga para o lado real da economia.
O "FT" defende que o país adote metas claras para a inflação. E diz ainda que, se para isso for preciso gastar reservas em moeda forte, a estratégia também deve ser transparente.
"Acima de tudo, no entanto, o Brasil precisa mostrar compromisso para reduzir o seu desequilíbrio fiscal", diz o jornal.
México e Argentina são citados como exemplos de países que reduziram a diferença entre gastos e arrecadações e já estão lucrando no mercado internacional, com a negociação de bônus (empréstimos externos).
"O Brasil poderia seguir o mesmo caminho, mas somente se perseguir o objetivo da estabilidade macroeconômica, com incansável determinação".


Texto Anterior: Brasil chegou à crise cambial sem qualquer conselho do FMI
Próximo Texto: Dívida pública do país ultrapassa 50% do PIB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.