São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

BrT reformula estatuto para melhorar sua governança

Com o objetivo de melhorar a governança corporativa da empresa, a Brasil Telecom deverá aprovar amanhã, na assembléia de acionistas, uma ampla reforma em seu estatuto, a primeira desde 1998, quando a companhia foi privatizada.
O novo estatuto prevê, entre outras mudanças, a ampliação do número de diretores estatutários de quatro para cinco ou nove. A decisão do número de diretores será do conselho de administração, de acordo com as necessidades da companhia.
O novo estatuto também irá mudar o processo decisório na empresa. Hoje, bastam as assinaturas de dois diretores estatutários para ser tomada uma decisão, mesmo que represente uma soma elevada em recursos. O antigo estatuto só exige aprovação da diretoria para a compra de bens e ativos permanentes. Agora, será preciso passar pela aprovação da metade mais um da diretoria para a aprovação de contratos de qualquer natureza.
Outra mudança é que os diretores, exceto o presidente, deixarão de ter uma designação para os seus cargos. Hoje, existem as diretorias financeira, de rede e operações e de recursos humanos. Com a mudança, essas designações deixam de existir. Viram apenas diretores.
O diretor de governança corporativa da Brasil Telecom, Fabio Moser, diz que o objetivo dessas mudanças no estatuto é tornar mais transparentes os processos dentro da companhia e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de erro nas decisões.
A expectativa, de acordo com Moser, é que, com essas alterações no estatuto, as ações da Brasil Telecom consigam diminuir o desconto que existe hoje em relação aos seus principais competidores, Oi e Telefônica.
Segundo Moser, a decisão de fazer essas mudanças partiu do presidente da BrT, Ricardo Knoepfelmacher, que achava que a empresa tinha que estar preparada para quando os acionistas decidirem elevá-la para o Nível 2 do Novo Mercado, o mais alto em exigências de governança corporativa.
A reforma no estatuto da BrT foi feita com base em estudo da consultoria McKinsey e se inspirou em empresas como Vale do Rio Doce, Suzano, CPFL, Arcelor, Procter & Gamble, Telefônica e British Telecom, todas consideradas benchmarking em governança corporativa.
O novo estatuto também prevê a criação de três comitês para assessoria direta ao conselho de administração da empresa. São eles o comitê de gestão de talentos, o comitê de estratégia e o comitê de controladoria e fiscalização.

BATATA QUENTE
A Baked Potato, fast food brasileira, vai retomar a expansão da rede em 2007. Até o final do ano, serão abertas dez lojas próprias em shoppings no Sul e no Sudeste. Foram escolhidas cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas e Rio. As localidades foram selecionadas porque têm características favoráveis à maior aceitação do produto. A rede já teve lojas no Nordeste, mas acabaram fechadas porque os produtos são quentes e "não combinam com o clima", segundo Sérgio Magalhães, executivo responsável pelo marketing da empresa. A expansão será acompanhada de um reposicionamento da marca, criada pela agência de publicidade Centoeseis. O tema da campanha são os 25 anos da Baked Potato. "Por conta da data, também teremos lançamentos de novos produtos", diz Magalhães.

Clínica estética ocupará ex-sede da LVMH em SP

A clínica Hara, especializada em tratamento de drenagem linfática, vai se mudar em maio para uma nova casa. Com 11 anos de atuação no bairro paulistano do Itaim, a clínica, que hoje atende 6.000 pacientes, passou a incomodar os vizinhos.
"A rua ficou muito pequena para o público e acabamos provocando trânsito", diz Ana Luisa Massardi, a proprietária. Ela e uma equipe de 50 fisioterapeutas passarão a atender em uma casa de 3.000 m2 no Jardim Europa, onde funcionava a antiga sede da divisão de perfumes da LVMH.
A nova clínica terá 40 salas de atendimento e uma área externa de cerca de 440 m2 para massagem.
Serão contratados mais dez fisioterapeutas, e a expectativa é atender inicialmente 8.000 clientes.

AROMA
A marca Mercure, de hotéis e flats, terá um perfume exclusivo de alecrim desenvolvido pela Aroma & Cia.

RESPONSÁVEL
A agência carioca de marketing promocional Rio 360 Comunicação acaba de lançar um novo serviço em parceria com a consultoria especializada em responsabilidade social Lynx. A partir de agora, a agência poderá desenhar para oferecer a seus clientes projetos sociais. "Vamos trabalhar com promoção dentro da responsabilidade social. Entre os serviços estão um evento ou um estande socialmente responsável, por exemplo", diz Gaetano Lopes, diretor-geral da agência.

EXPORTAÇÃO
O Banco do Brasil registrou aumento no volume de crédito concedido aos exportadores do país. Nas linhas ACC (adiantamento sobre contrato de câmbio) e ACE (adiantamento sobre cambiais entregues), o banco contratou US$ 3,2 bilhões em 6.600 operações nos três primeiros meses do ano -um crescimento de 14% na comparação com 2006.

EM ALTA
A Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações teve seu rating de crédito corporativo elevado pela Standard & Poor's para "brAA-". A perspectiva do rating é estável, segundo a agência.

ARQUIVO
A Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) será a primeira do país a ter todo o seu acervo informatizado. São 125 milhões de documentos, armazenados em mais de 120 anos. O grupo TCI é responsável pelo processo de digitalização.

TRIBUTAÇÃO
Pequenos e médios empresários pagam tributos antes de receber pelas vendas. Isso impõe um alto custo financeiro ao cumprimento das obrigações tributárias, segundo estudo da RCS Auditoria e Consultoria, com base em 130 companhias. "O prazo para recolhimento é de 30 dias, enquanto o de recebimento das vendas é superior a 31 dias", diz Raul Correa da Silva, da RCS. Veja, acima, os tributos que mais pesam.


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA

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