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Mercado Aberto
GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br
BrT reformula estatuto para melhorar sua governança
Com o objetivo de melhorar a
governança corporativa da empresa, a Brasil Telecom deverá
aprovar amanhã, na assembléia
de acionistas, uma ampla reforma em seu estatuto, a primeira
desde 1998, quando a companhia foi privatizada.
O novo estatuto prevê, entre
outras mudanças, a ampliação
do número de diretores estatutários de quatro para cinco ou
nove. A decisão do número de
diretores será do conselho de
administração, de acordo com
as necessidades da companhia.
O novo estatuto também irá
mudar o processo decisório na
empresa. Hoje, bastam as assinaturas de dois diretores estatutários para ser tomada uma
decisão, mesmo que represente
uma soma elevada em recursos.
O antigo estatuto só exige aprovação da diretoria para a compra de bens e ativos permanentes. Agora, será preciso passar
pela aprovação da metade mais
um da diretoria para a aprovação de contratos de qualquer
natureza.
Outra mudança é que os diretores, exceto o presidente, deixarão de ter uma designação
para os seus cargos. Hoje, existem as diretorias financeira, de
rede e operações e de recursos
humanos. Com a mudança, essas designações deixam de existir. Viram apenas diretores.
O diretor de governança corporativa da Brasil Telecom, Fabio Moser, diz que o objetivo
dessas mudanças no estatuto é
tornar mais transparentes os
processos dentro da companhia e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de erro nas decisões.
A expectativa, de acordo com
Moser, é que, com essas alterações no estatuto, as ações da
Brasil Telecom consigam diminuir o desconto que existe hoje
em relação aos seus principais
competidores, Oi e Telefônica.
Segundo Moser, a decisão de
fazer essas mudanças partiu do
presidente da BrT, Ricardo
Knoepfelmacher, que achava
que a empresa tinha que estar
preparada para quando os acionistas decidirem elevá-la para o
Nível 2 do Novo Mercado, o
mais alto em exigências de governança corporativa.
A reforma no estatuto da BrT
foi feita com base em estudo da
consultoria McKinsey e se inspirou em empresas como Vale
do Rio Doce, Suzano, CPFL, Arcelor, Procter & Gamble, Telefônica e British Telecom, todas
consideradas benchmarking
em governança corporativa.
O novo estatuto também prevê a criação de três comitês para assessoria direta ao conselho
de administração da empresa.
São eles o comitê de gestão de
talentos, o comitê de estratégia
e o comitê de controladoria e
fiscalização.
BATATA QUENTE
A Baked Potato, fast food brasileira, vai retomar a expansão da rede em 2007. Até o final do ano, serão abertas dez
lojas próprias em shoppings no Sul e no Sudeste. Foram escolhidas cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo,
Campinas e Rio. As localidades foram selecionadas porque
têm características favoráveis à maior aceitação do produto.
A rede já teve lojas no Nordeste, mas acabaram fechadas
porque os produtos são quentes e "não combinam com o clima", segundo Sérgio Magalhães, executivo responsável pelo
marketing da empresa. A expansão será acompanhada de
um reposicionamento da marca, criada pela agência de publicidade Centoeseis. O tema da campanha são os 25 anos da
Baked Potato. "Por conta da data, também teremos lançamentos de novos produtos", diz Magalhães.
Clínica estética ocupará ex-sede da LVMH em SP
A clínica Hara, especializada em tratamento de drenagem linfática, vai se mudar em maio para uma nova
casa. Com 11 anos de atuação
no bairro paulistano do
Itaim, a clínica, que hoje
atende 6.000 pacientes, passou a incomodar os vizinhos.
"A rua ficou muito pequena para o público e acabamos provocando trânsito",
diz Ana Luisa Massardi, a
proprietária. Ela e uma equipe de 50 fisioterapeutas passarão a atender em uma casa
de 3.000 m2 no Jardim Europa, onde funcionava a antiga sede da divisão de perfumes da LVMH.
A nova clínica terá 40 salas de atendimento e uma
área externa de cerca de 440
m2 para massagem.
Serão contratados mais
dez fisioterapeutas, e a expectativa é atender inicialmente 8.000 clientes.
AROMA
A marca Mercure, de hotéis e flats, terá um perfume
exclusivo de alecrim desenvolvido pela Aroma & Cia.
RESPONSÁVEL
A agência carioca de marketing promocional Rio 360
Comunicação acaba de lançar um novo serviço em parceria com a consultoria especializada em responsabilidade social Lynx. A partir de
agora, a agência poderá desenhar para oferecer a seus
clientes projetos sociais.
"Vamos trabalhar com promoção dentro da responsabilidade social. Entre os serviços estão um evento ou um
estande socialmente responsável, por exemplo", diz
Gaetano Lopes, diretor-geral da agência.
EXPORTAÇÃO
O Banco do Brasil registrou aumento no volume de
crédito concedido aos exportadores do país. Nas linhas ACC (adiantamento
sobre contrato de câmbio) e
ACE (adiantamento sobre
cambiais entregues), o banco contratou US$ 3,2 bilhões
em 6.600 operações nos três
primeiros meses do ano
-um crescimento de 14% na
comparação com 2006.
EM ALTA
A Cyrela Brazil Realty S.A.
Empreendimentos e Participações teve seu rating de
crédito corporativo elevado
pela Standard & Poor's para
"brAA-". A perspectiva do
rating é estável, segundo a
agência.
ARQUIVO
A Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo)
será a primeira do país a ter
todo o seu acervo informatizado. São 125 milhões de documentos, armazenados em
mais de 120 anos. O grupo
TCI é responsável pelo processo de digitalização.
TRIBUTAÇÃO
Pequenos e médios empresários pagam tributos
antes de receber pelas vendas. Isso impõe um alto custo financeiro ao cumprimento das obrigações tributárias, segundo estudo da
RCS Auditoria e Consultoria, com base em 130 companhias. "O prazo para recolhimento é de 30 dias, enquanto o de recebimento das vendas é superior a 31 dias", diz
Raul Correa da Silva, da
RCS. Veja, acima, os tributos
que mais pesam.
com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA
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