São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

AMBIENTE

Desafio do país é crescimento sustentável, diz Banco Mundial

DO ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

O Banco Mundial afirma que o principal desafio do Brasil no médio e longo prazos é crescer de forma sustentável e preservando o seu ambiente. Apontado ao lado de países asiáticos como uma das nações que mais desmatam no mundo, o Brasil recebeu elogios, no entanto, por iniciativas na área do biocombustível.
Para Zia Qureshi, principal autor do "Relatório de Monitoramento Global", divulgado ontem pelo Banco Mundial, o país precisa tomar precauções para que sua economia e a área de commodities agrícolas avance sem causar danos ao ambiente.
O Banco Mundial também acredita que o atual patamar dos preços das commodities agrícolas, que pressiona a inflação em várias regiões do mundo, seja uma oportunidade para destravar as negociações comercias na OMC (Organização Mundial do Comércio).
Entre os entraves para as discussões, está a resistência dos EUA e da União Européia em diminuir seus subsídios agrícolas. Para o Bird, o aumento de mais de 15% no preço dos produtos agrícolas nos últimos 12 meses torna injustificável a manutenção desses subsídios.


Texto Anterior: Investimento: Brasil diz que BID deve ampliar recursos para atender à AL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.