São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega diz que inflação tende a cair

GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Mesmo com o aumento de 2,06% nos preços durante os três primeiros meses do ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a tendência da inflação é cair a partir de agora e fechar 2010 próxima da meta de 4,5%.
O ministro negou que o Brasil esteja enfrentando uma inflação de demanda -causada pelo aumento do consumo sem o acompanhamento da oferta- e atribuiu o acumulado do primeiro trimestre a aumentos sazonais.
"A indústria tem capacidade de responder a toda a demanda. Na falta de produção interna, temos as importações, que são livres", disse em Porto Alegre, após reunir-se com empresários na Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).

Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que atuará para conter a volta da inflação. "Farei tudo o que estiver ao meu alcance para não deixar a inflação voltar", disse.
O presidente afirmou que a alta da inflação pesa no bolso dos mais pobres. "Eu já vivi de salário e sei que inflação come exatamente o salário de quem ganha menos. Por isso, minha briga contra a inflação não é uma briguinha momentânea. É uma briga de toda a vida."


Colaborou a Reuters


Texto Anterior: Inflação no trimestre é a maior em 7 anos
Próximo Texto: Aposentados: Lula ameaça vetar aumento maior que 7%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.