UOL


São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS

Anfavea tem pior abril do Real em vendas

VINICIUS ALBUQUERQUE
DA REPORTAGEM LOCAL

Números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgados ontem mostram que as vendas em abril foram as mais baixas para o mês desde 94, quando foram comercializados 98.100 carros. Em abril, as vendas cresceram 6,5% , passando de 96.507 (março) para 102.802 unidades. Em março deste ano foram produzidos 143.403 veículos, 4,5% a menos que em abril, quando 149.889 saíram das montadoras
Segundo a Anfavea, abril é o início do período de maior atividade no mercado de automóveis, que vai até outubro. Com uma queda das vendas no início desse período cria-se uma baixa expectativa para o mercado.
Para o presidente da associação, Ricardo Carvalho, os juros altos são o grande entrave nas vendas. "Os juros ainda estão muito altos, o que intimida as vendas a prazo", diz.
A manutenção do dólar em torno de R$ 3 também é importante, segundo Carvalho, para não prejudicar as exportações e para manter o mercado interno estável. "O dólar muito alto significa um aumento no custo interno de produção",disse.

Exportações
As exportações passaram de 41.222 unidades em março para 43.395 em abril, um aumento de 12,5%. Os principais compradores foram Estados Unidos, com 28,6%, México, com 17,1% e Argentina, com 10,6%.


Colaborou VINICIUS QUEIROZ GALVÃO, do Folha Online


Texto Anterior: Luís Nassif: Antes da tempestade, a bonança
Próximo Texto: Batalha na cúpula: Lula quer enquadrar Furlan e Mercadante
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.