São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

China...
A China é o país mais punido pelo governo brasileiro por práticas desleais de comércio. Das 21 investigações de dumping abertas pelo governo brasileiro entre 1988 e 2003 contra o país, 16 resultaram na aplicação de medidas compensatórias.

...em primeiro
No caso dos EUA, esse número cai para oito. Os dados são de relatório do Departamento de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento, que acaba de ser publicado.

Política industrial
Brasil e Inglaterra fecharam acordo de cooperação e intercâmbio de informações sobre política industrial. Nos próximos dias, o governo inglês encaminhará ao Brasil materiais sobre os processos de inovação tecnológica, desenvolvimento regional, modernização tecnológica e política setorial implementados naquele país.

Beleza...
Há dois anos no mercado de cosméticos, a Ipiranga Química encerrou 2003 com uma carteira de 400 clientes e aumento de 30% no faturamento em comparação ao ano anterior.

...em alta
O desempenho reflete o aumento do consumo de produtos de beleza no Brasil. O setor é considerado um dos mais promissores da América Latina, onde movimentou cerca de US$ 17 bilhões no último ano. O Brasil responde por 44% desse total.

Rural
O crescimento do agronegócio no Brasil impulsiona as vendas de picapes da Ford, que cresceram 19,5% nos quatro primeiros meses deste ano em relação a igual período de 2003.

Primeiro emprego
O Instituto Ethos e a Fundação Abrinq lançam a Campanha Lei do Aprendiz, na quarta, em São Paulo. O projeto prevê que, de acordo com o seu número de funcionários, as empresas devem empregar uma quota de jovens entre 14 e 18 anos e matriculá-los em cursos profissionalizantes. Até 2 milhões de pessoas podem ser beneficiadas.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Sinais contraditórios

Analistas da LCA Consultores avaliam que os dados do IPCA de abril acenderam uma luz amarela. O índice do IBGE registrou 0,37% no mês passado, 0,10 ponto percentual inferior ao de março. Em abril, o IPCA e todas as suas medidas de núcleo desaceleraram em relação a março. No entanto, em relação ao IPCA-15 de abril, os núcleos apresentaram comportamentos distintos, e a proporção de itens com elevação de preços aumentou. Esses sinais contraditórios, dizem os profissionais da LCA, combinados ao patamar ainda elevado dos núcleos da inflação ao consumidor e à pressão sobre as taxas de risco e câmbio, com a mudança do cenário internacional, colocaram em tendência de alta a curva projetada para a Selic pela consultoria.


Próximo Texto: Rascunho de crescimento: Após recuo, economia dá sinais de retomada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.