São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guaraná brasileiro vira "guolana"

DE PEQUIM

A Lida Gualana Beverages é uma subsidiária da empresa de produtos de telecomunicações Lida Communication Devices e foi fundada em 2002. O único produto da Lida é o guaraná, que em chinês foi batizado de "guolana".
A Folha entrou em contato com a gerente da empresa, uma mulher de sobrenome Zhao, que não quis dar entrevista. Segundo ela, só o advogado da Lida poderia falar, mas na próxima semana.
A Antarctica também não comentou o tema nem informou se tomará alguma medida contra o uso de sua marca. Confirmou que não tem negócios no país.
As empresas brasileiras que planejam entrar no mercado chinês devem adotar uma série de cautelas para garantir o direito à sua marca e patentes.
A primeira delas é o registro da marca antes do lançamento do produto no mercado, diz Christopher Shaowei, advogado da NTD Patent & Trademark Agency.
"Se deixar para registrar depois, há grande chance de alguém já ter registrado a marca assim que o produto aparecer no mercado."
Segundo Shaowei, a empresa tem de registrar todas as características de seu produto: cores, estilo, modelo e desenho. Outra providência é encontrar um bom equivalente chinês para a marca e registrá-lo como marca própria.
No caso de patentes, o advogado afirma que a empresa deve registrar a tecnologia e todos os outros elementos do produto, como design, forma e estrutura. (CT)


Texto Anterior: Pirataria vermelha: Falsificações lesam multinacionais na China
Próximo Texto: Compras viram atração turística
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.