São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RISCO

Dirigente do BC chinês diz temer bolha em Bolsa local

DA REDAÇÃO

O presidente do BC chinês, Zhou Xiaochuan, afirmou em entrevista publicada no domingo em vários jornais estatais que está preocupado com a formação de uma bolha nas Bolsas chinesas. A declaração é mais uma feita por representantes do governo chinês sobre o assunto.
E, como aconteceu nas vezes anteriores, o mercado não levou em consideração a opinião do governo de Pequim, já que a Bolsa de Xangai subiu quase 3% ontem.
O pregão de Xangai é o principal do país e se valorizou em mais de 235% desde o início do ano passado e mais de 40% neste ano. Porém, em 27 fevereiro, ele caiu 9% com o rumor de que o governo adotaria um imposto de 20% sobre ganhos de capital. O dia foi batizado na China de "terça-feira negra".
A queda gerou turbulência no mercado mundial, que também foi atribuída a declarações do ex-presidente do Fed (o BC americano) Alan Greenspan sobre uma possível recessão nos EUA.


Texto Anterior: Paulo Rabello de Castro: Tudo beleza?
Próximo Texto: Sob suspeita: SEC investiga compra de ações da Dow Jones
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.