São Paulo, domingo, 09 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A

Dependente 1
A indústria brasileira de máquinas e a química não conseguiram compensar a queda das exportações para o Mercosul com outros mercados. As vendas para o bloco caíram 32,5% e 41%, respectivamente, segundo a Funcex, na comparação da média anual de 1997/1998 com os últimos 12 meses até março.

Dependente 2
O crescimento das exportações do setor de máquinas para fora do bloco foi de 1,7%, e do químico, de 5%. Faltou competitividade para entrar em mercados onde não há a isenção de tarifas, como no Mercosul.

Nacionalizada
O BNDES acaba de aprovar um financiamento de R$ 26,3 milhões para a Siemens VDO Automotive (Grupo Siemens) investir na nacionalização da produção de componentes automotivos e modernização.

Morde e assopra
No jantar que irá oferecer nesta semana ao grupo de Cairns na embaixada de Roma, Pratini de Moraes (Agricultura) disse que não irá ser tão duro com Ann Veneman, secretária da Agricultura dos EUA, como das outras vezes. "Nós precisamos dela para vender a carne brasileira para os EUA", justificou.

Parabéns...
Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) completou 74 anos na terça-feira passada. Pelos seus cálculos, sua idade seria de 87 anos se for levada em conta a jornada de 35 horas de trabalho por semana, como defende o PT.

...para você
Em 53 anos de trabalho, o empresário disse que só tirou férias uma vez e sua semana tem no mínimo 80 horas de trabalho.

Casa menos popular
O custo da construção da casa popular no Estado de São Paulo subiu 5,58% neste ano, enquanto a inflação ficou em 1,91% (IGP-M), de acordo com o SindusCon-SP. O cimento foi um dos grandes responsáveis pelo encarecimento, com um aumento de 20,13%, nos últimos 12 meses.
E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Recuperação

O economista Fabio Giambiagi, do BNDES, considerou surpreendente o resultado da produção industrial de abril, divulgado na sexta-feira pelo IBGE. De acordo com o instituto, a indústria cresceu 4,2% em relação a março e 6% em comparação ao mesmo mês do ano passado. O dado confirma que o resultado negativo de março havia sofrido forte influência do menor número de dias úteis do mês neste ano. Em 2001, março teve 22 dias úteis e, neste ano, 20. Já em abril ocorreu o contrário: 20 dias úteis no ano passado e 22 neste. Se for feita a média dos dois meses, sem o efeito dos dias úteis, a indústria apresenta um crescimento de 2,5% em relação à média do ano passado. Resta saber se a recuperação irá continuar ou não.



Próximo Texto: Perdas e danos: Crédito externo para o Brasil começa a secar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.