São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aneel define reajuste de energia em 7,4% em PE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou ontem novo percentual médio de reajuste da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), que atende a 2,3 milhões de consumidores. O novo aumento é de 7,4%, retroativo a 29 de abril.
A agência reguladora modificou o percentual de aumento para cumprir decisão liminar da Justiça. Tanto a Celpe quanto a Aneel já recorreram.
O reajuste da Celpe é polêmico e causou manifestações contrárias em Recife. A concessionária pedia aumento de 56,78%, mas a Aneel concedeu 32,54%. Diante dos protestos, a Celpe aceitou 24,43%.
Um dos motivos de o reajuste calculado para a Celpe ter sido muito alto é o fato de a distribuidora poder comprar energia mais cara de usina do mesmo grupo econômico e repassar esse custo ao consumidor. A decisão liminar da Justiça impede isso.
O diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, criticou a decisão. "É difícil imaginar que possam existir investidores interessados em aportar recursos em infra-estrutura num país que viesse a adotar movimentos pendulares, sinalizando amor e ódio aos investidores", disse.


Texto Anterior: Ligação para celular sobe semana que vem
Próximo Texto: Luís Nassif: A estratégia e a planilha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.