São Paulo, quinta-feira, 09 de agosto de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

@ - guilherme.barros@folha.com.br

IPCA abre espaço para corte maior do juro

A inflação (IPCA) de julho divulgada ontem pelo IBGE, de 0,24%, abaixo do 0,28% de junho, indica que o Banco Central pode manter o ciclo de queda da taxa básica de juros da economia por um tempo mais longo sem provocar uma pressão sobre os preços.
Apesar de esse resultado mostrar que há espaço para um corte da Selic de até meio ponto na próxima reunião do Copom, os analistas econômicos acham que o BC irá ser mais cauteloso e deverá mesmo baixar o juro em 0,25 ponto, dos atuais 11,5% para 11,25%.
O principal responsável pela inflação de julho foi o grupo alimentação e bebidas, impulsionado principalmente pelo forte aumento de preços do leite e da carne. Segundo relatório do Credit Suisse do Brasil, não fossem os aumentos nesses dois itens, o IPCA teria registrado uma deflação de 0,06%.
O fato é que há uma grande concentração das pressões inflacionárias em alimentos e bebidas e uma trajetória muito favorável de parte preponderante do IPCA. Dessa forma, o Credit Suisse afirma que a maior inflação, concentrada em alimentos, não requer redução do ritmo do corte de juros.
No relatório da semana passada, que também continha uma análise sobre a inflação, o CS afirmava que havia espaço para um corte de meio ponto na Selic na próxima reunião do Copom, já que não havia sinal, no IPCA, de uma alta influenciada pelo corte do juro ou pelo aquecimento da economia.
"A inflação maior de alimentos é explicada por fatores não relacionados à política monetária e são baixos os riscos de sua transmissão para os preços dos demais bens", diz o CS.
Apesar de a inflação mostrar um comportamento mais tranqüilo, o Banco Central deve optar pela cautela na próxima reunião do Copom e cortar o juro em apenas 0,25 ponto, segundo a economista Ana Carla Abrão Costa, da Tendências. O BC deverá mostrar mais preocupação com o aquecimento da atividade econômica e principalmente com a expectativa de manutenção desse quadro nos próximos 18 meses.

BOLA DE NEVE
A Skilife, que trabalhava apenas com vendas de roupas e acessórios para esportes como esqui e snowboard, em São Paulo, passa também, a partir deste inverno, a fazer aluguéis. A loja representa marcas como a Rossignol, a escocesa Trespass e a alemã Uvex.

NO JARDIM
A Paula Magaldi Paisagismo, empresa especializada em jardins tropicais, pretende dobrar o tamanho da empresa até o final deste ano. "Além de aumentar o volume de projetos residenciais, temos o objetivo de ampliar a nossa atuação com clientes corporativos", afirma Paula Magaldi, dona da empresa. O escritório acaba de abrir uma divisão específica para esse público. Para a divisão de projetos corporativos a empresa contratou e redirecionou profissionais para atender novos clientes como a Varig Log e o Instituto do Sono, em Piracicaba e Campinas. A paisagista tem em seu portfólio clientes como DuPont, Casas Bahia, grupo Votorantim e o banco HSBC.

HÉLICE
A Helibras vai expor, até sábado, na Labace, feira de aviação executiva, três modelos de helicópteros. A feira deve gerar US$ 200 milhões em negócios.

É NATAL
O Sam's Club já está vendendo produtos de Natal, para atender a demanda de estabelecimentos comerciais. A expectativa é aumentar as vendas em 30%.

ACELERADOR
Será lançado hoje, em Buenos Aires, o novo Fiat Punto. O lançamento será transmitido ao vivo pelo site www.fiatpunto.mobi, especial para celular.

MEIA FINA
Será inaugurada hoje a loja Lupo Jardins, focada no público A de São Paulo. A empresa investiu R$ 1 milhão na loja de 130 m2, que é a 130ª da marca.

MAPA-MÚNDI
Circula nas mesas do mercado financeiro uma nova geografia econômica para o planeta. A China vai ser a fábrica do mundo; a Índia, o call center; a Europa irá concentrar o turismo; os Estados Unidos, o shopping center, e o Brasil, a fazenda. Faz todo o sentido.

ALVO
Eliyahu Goldratt, autor do livro "A Meta", irá ministrar o seminário "Viable Vision Executive Summit", em evento patrocinado pela Neogrid, no dia 17, em São Paulo.

BODAS DE OURO
Belarmino Iglesias, fundador da cadeia de restaurantes Rubaiyat, comemora hoje 56 anos desde que chegou ao Brasil. O empresário desembarcou no país com 20 anos e apenas US$ 1 no bolso, que guarda até hoje como talismã na carteira. Seu primeiro emprego foi como apontador de obra.

ÁFRICA
A Expand realiza, na próxima semana, o Road Show África do Sul, com degustações de vinhos de produtores sul-africanos em SP e outras capitais.


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA


Próximo Texto: Jereissati critica ação do governo para criar supertele
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.