São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2004

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LUÍS NASSIF

Desmanchando o desprazer

Em sua coluna de ontem, Clóvis Rossi sustentou que a atual onda verde-amarela nas praias italianas se deve apenas à combinação de cores da moda, e não a uma suposta popularização da imagem do país no exterior, como afirmei na coluna de anteontem. Em suas pesquisas pessoais, diz que grande parte da rapaziada que veste o verde-amarelo jamais tinha ouvido falar do Brasil e que o país é simpático apenas por ser bonzinho.
Se entrevistar a rapaziada que veste blusões da Universidade Columbia ou mesmo de Che Guevara, é provável que encontre o mesmo grau de ignorância. A definição da moda reflete um processo de formação da opinião que começa nos formadores, desce aos escalões que definem a moda e que têm os olhos voltados para fenômenos que facilitem sua disseminação. A roupa de praia é a última etapa desse processo, a que convalida se o resultado final da formação da imagem foi positivo ou não.
Correndo o risco de ser um desmancha-desprazer, recorro ao minucioso apanhado da reportagem "Brasil Cult", de Vitor Paolozzi, da Folha de 29 de fevereiro:
"De certa forma, o Brasil entrou na moda. Pessoas como Guga, Gisele Bündchen e Lula e o filme "Cidade de Deus" estão fazendo com que os editores de Nova York queiram mais histórias", afirma Michael Astor, da agência de notícias Associated Press".
"Acho também que a música brasileira tem uma influência muito maior agora, tanto a tradicional quanto a dance music", diz Mark Hooper, editor-assistente da revista inglesa "i-D", publicação que, para os descolados, é um item tão indispensável quanto óculos escuros Gucci."
"A importância do Brasil na luta contra a Aids é inquestionável. No âmbito da ONU, o Brasil também tem sido muito ativo na promoção da saúde como um direito humano", afirma o belga Michel Lotrowska, da ONG Médicos Sem Fronteiras."
"As notícias sobre o Brasil aumentaram dramaticamente desde a eleição do presidente Lula. Todos aqui estão curiosos", afirma Byoungsoo Sohn, publisher da edição sul-coreana da revista "Forbes"."
"A coisa mudou, sobretudo com os fóruns mundiais sociais realizados em Porto Alegre. A posse de Lula faz com que a cada dia tenhamos informações novas sobre a OMC [Organização Mundial do Comércio], sobre a posição do Brasil contra o presidente americano, George W. Bush, e contra a Alca [Área de Livre Comércio das Américas]. Os membros da sociedade civil tomam como exemplo a posição do Brasil para mudar a posição canadense. Pela primeira vez são coisas que vêm do Sul para o Norte", diz Bernard Andrès, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Brasil da Universidade de Québec."
"A França declarou 2005 o Ano do Brasil. De abril ou maio a dezembro, mostras e apresentações acontecerão em várias cidades francesas."
"No Reino Unido, a rede de lojas de departamentos Selfridges também elegeu o Brasil como tema do seu principal evento deste ano. Durante maio, as lojas vão ter o mês "Brasil 40C" (assim mesmo, Brasil com s, e não z)."

E-mail - Luisnassif@uol.com.br


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