São Paulo, Quinta-feira, 09 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA MONETÁRIA
Moeda sobe e é cotada a 111,10 ienes
Summers diz que manterá dólar forte

das agências internacionais

O secretário do Tesouro norte-americano, Lawrence Summers, voltou a afirmar ontem que manterá seu compromisso em fortalecer o dólar diante do euro e ao iene para manter a inflação sob controle e aumentar o poder de compra dos trabalhadores norte-americanos. "Nossa política reconhece que o dólar forte é interessante para os EUA", disse Summers.
O dólar perdeu praticamente 10% de seu valor diante do iene nos últimos meses.
O Fed (o banco central dos EUA), em conjunto com o BC japonês, chegou a intervir no mercado em julho para conter a valorização excessiva do iene.
Os rumores de nova intervenção conjunta e a expectativa negativa com relação aos dados da economia japonesa -que serão divulgados hoje- fizeram o dólar subir, em Nova York, para 111,10 ienes ontem.
Analistas estimam que dificilmente o Japão irá repetir o bom desempenho do primeiro trimestre, quando registrou crescimento de 2%.


Texto Anterior: Conjuntura: Reino Unido eleva os juros para 5,25%
Próximo Texto: Luís Nassif: O pacto potiguar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.