São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Consumidor brasileiro é devoto e intimista

O consumidor brasileiro valoriza a fé, as tradições, o respeito ao mais velho e é também voltado à família, ao lar e aos relacionamentos. Essas características o definem como devoto e intimista, diz estudo.
Os consumidores em geral podem ser divididos em seis grupos: altruístas (simpáticos às causas sociais e ambientais), ambiciosos (valorizam o poder e o status social), criativos (interessados em aprender e utilizar novas tecnologias), caçadores de diversão (voltados para atividades de lazer e diversão), devotos (valorizam a fé e as tradições), e intimistas (voltados para a família, o lar e relacionamentos pessoais).
Levantamento feito pela empresa alemã GfK Indicator, a quarta maior do mundo em pesquisas de mercado, em 25 países, identificou que, no Brasil, predominam os consumidores devotos (26%) e intimistas (25%). Na Argentina, predominam os intimistas (25%).
Outros países apresentam características diferentes. Na Venezuela, por exemplo, predominam os caçadores de diversão (29%).
Já no México, a maior parte é composta por consumidores criativos (32%), e o percentual de ambiciosos (32%) empata com a média global e está bem acima da média dos latino-americanos (8%).
Foram entrevistadas 30 mil pessoas, em abril, sendo mil delas no Brasil. O objetivo da GfK é fazer um estudo completo de hábitos e atitudes dos consumidores e do mercado onde atua ou quer atuar.
O estudo é amplo e avalia diversos hábitos da sociedade. Uma das constatações curiosas é que o Brasil é o oitavo país do mundo cuja população tem o hábito de comer ou beber quando anda ou dirige um carro (39%). Os Estados Unidos são o primeiro colocado (67%). Na Argentina, por exemplo, esse hábito foi observado em 24% da população, na China, em 29%, e no México, em 27%.

Farmácia amplia benefícios a empresas clientes

O Raia Convênio, cartão corporativo da Droga Raia, acaba de conceder novos benefícios às empresas parceiras. Este ano, ela implementou a entrega agendada de medicamentos aos funcionários, a abertura de postos de atendimento em unidades fabris das empresas conveniadas e minifarmácias nos centros médicos das empresas.
Segundo Antônio Carlos Pipponzi, presidente da Droga Raia, o convênio farmacêutico tem crescido 12% ao ano acima do da rede. "É uma inovação nos departamentos de recursos humanos", diz.
A empresa também se prepara para veicular campanhas sobre o produto em revistas especializadas em RH. Com clientes como GM, Volkswagen e Fiat, o cartão Droga Raia acaba de alcançar 400 grupos de empresas conveniadas e cerca de 580 mil titulares cadastrados. Nos últimos cinco anos, registrou crescimento de 153%.

BOLEIROS

A agência de comunicação ag-407 acaba de criar toda a estratégia de comunicação de um novo time de futebol. O Olé Futebol Clube foi criado para desenvolver talentos para exportar. "Hino, logo, uniformes, mascote, mídia impressa, tudo foi elaborado por nós", afirma Alex Schoenburg, diretor da agência. Precursora das hotshops -que criam não apenas a propaganda, mas toda a comunicação- no Brasil, a ag-407, que foi fundada em janeiro do ano passado, levou cerca de oito meses para completar o trabalho.

RECORDE
A Continental Airlines anunciou o primeiro recorde de ocupação consolidado (rotas principais mais regionais) depois do 11 de Setembro: de 78,2% durante o mês passado, 1,2% acima do mesmo período em 2005. Em setembro, a Continental voou um total de 6,9 bilhões de milhas-passageiro.

EXPRESSO
O Instituto Totum e a Abic (associação da indústria de café) fecharam parceria para certificar empresas brasileiras que usam métodos sustentáveis para produzir café. Para isso, a Abic acaba de assinar um protocolo de intenções com o Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado.

SHOW DE CALOURO
A BenQ Mobile acaba de lançar um celular com karaokê. O E61 pode ser usado como MP3 player e possui um recurso que mostra a letra da música no visor, como um karaokê. O aparelho, que armazena 266 músicas, vem com fone de ouvido e bateria com capacidade para dez horas de som.


Próximo Texto: Assaltos e seqüestros elevam poupança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.