São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETRICIDADE

Distribuidoras prevêem aumento de preços em 2008

MARINA FALEIROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se depender das empresas de distribuição de energia elétrica, no próximo ano não haverá mais diminuição do preço da eletricidade no país. As empresas do setor sentiram que a redução da receita neste ano, que ficou cerca de 9% menor em 2007, é "muito forte", e que os preços da energia elétrica deverão voltar a subir em 2008.
"Esperamos que ano que vem o reajuste seja feito num patamar razoável", afirmou Fernando Maia, diretor-regulatório da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica). A entidade e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), debateram no Painel da Energia Elétrica, nesta segunda-feira, em São Paulo, como devem ser feitas as avaliações tarifárias do setor no futuro.
De acordo com Jerson Kelman, presidente da Aneel, as tarifas de energia ficaram em 2007, em média, 3,5% menores para os consumidores finais. "E está marcada para novembro audiência pública para acertar os últimos detalhes sobre as referências que já poderão ser aplicadas para o cálculo de tarifas em 2008", disse.
Maia, no entanto, ressalta que existe uma pressão para a alta de preços, por conta dos riscos de um novo racionamento de energia. "Já é certo que em 2008 o preço da energia deverá começar a subir e a cortar os ganhos que as empresas tiveram com o aumento de eficiência."


Texto Anterior: Análise: Adesão do Brasil é vitória de Chávez
Próximo Texto: Turbulência: Para FMI, América Latina está menos vulnerável a crises
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.