São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancários já falam em 1.500 cortes no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

O maior negócio bancário do mundo, com o potencial de aumentar a concorrência no crédito brasileiro, deve levar ao corte de pelo menos 1.500 pessoas por conta da duplicidade de agências e de departamentos administrativos, segundo estimativa dos bancários. O ABN Real tem 32.302 funcionários, e o Santander, 22.646 no país.
Segundo Gutemberg Oliveira, da Federação dos Bancários da CUT, os sindicatos querem fechar um acordo com o Santander para que nenhuma demissão seja feita até que a compra seja aprovada pelos reguladores.
De acordo com Oliveira, a sobreposição de agências e de funções administrativas envolve 15 mil postos. "O clima é muito tenso, especialmente no Real."
O Santander minimiza a sobreposição e afirma que os cortes serão mínimos por conta da alta complementaridade geográfica das agências e dos diferentes públicos atendidos pelos bancos.
Em documento distribuído aos acionistas, o Santander afirma que os cortes serão pouco expressivos pois concentra a maior parte de sua atuação no Sul e Sudeste, enquanto o Real é mais forte no Nordeste, no Rio, em Minas e nas capitais. O Real tem mais clientes de alta renda, enquanto o Santander atua em segmento popular.
"Espera-se que qualquer redução de emprego inicial se produza mediante adiantamento de aposentadorias ou desligamentos voluntários. Cremos que a maioria das baixas terá lugar por meio da rotatividade dos empregados", disse o banco.

Congresso
O Santander foi convidado para explicar a compra do ABN Real em audiência pública nas comissões de Trabalho e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. As audiências ainda não têm data. O banco pediu aos parlamentares que unifiquem as duas audiências.


Texto Anterior: Consórcio obtém adesão de 86% do ABN
Próximo Texto: Cade: Órgão julga amanhã se compra do ABN pelo Santander fere mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.