UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medidor tenta conter evasão

DA REPORTAGEM LOCAL

Por meio de um equipamento simples, que permitirá à Receita Federal controlar a produção de cerveja nas fábricas, o setor espera reduzir em R$ 400 milhões a sonegação de impostos ao ano.
A informação é do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria de Cervejas), presidido por Milton Seligman, atual diretor de relações corporativas da AmBev. Segundo a Receita, após a homologação do primeiro fornecedor do equipamento, chamado medidor de vazão, as empresas têm seis meses para instalar o sistema.
Ou seja, primeiro é preciso a aprovação do equipamento, que já está sendo desenvolvido. A própria AmBev tem dois protótipos, segundo o sindicato. Levantamento fornecido pela empresa, e realizado por uma equipe de consultores, com dados do Sindicerv, Nielsen e Receita Federal, mostra o quanto as empresas pagam de imposto no país atualmente.
AmBev e Kaiser, por exemplo, donas de mais de 77% do volume vendido no país em setembro, respondem por mais de 90% da arrecadação do setor. O restante é pago pelas outras companhias.
Com os medidores, que serão instalados na linha de produção das fábricas, será possível saber quanto a empresa vendeu e, logo, o imposto a ser pago. Os medidores estarão ligados a um computador e a Receita poderá acessar esses dados a qualquer momento.



Texto Anterior: Consumo: Marketing e preço acirram guerra da cerveja
Próximo Texto: Cresce disputa no comércio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.