São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPOSTOS

Informações estarão disponíveis a partir das 8h

Consulta às restituições do IR do último lote de 2005 é liberada hoje

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Receita Federal promete para hoje, às 8h, a liberação da consulta ao sétimo (e último) lote de restituições do Imposto de Renda das pessoas físicas deste ano. A informação pode ser obtida por telefone (0300-78-0300) e pela internet (www.receita.fazenda.gov.br).
Os contribuintes com dinheiro a receber e que não estiverem nessa lista deverão aguardar mais um pouco, pois caíram na chamada malha fina. Segundo a Receita, foram entregues 20,5 milhões de declarações. Desse total, 900 mil estão na malha fina -em 2004, foram retidas 495 mil declarações de um total de 19,6 milhões.
O supervisor nacional do Programa do IR da pessoa física, Joaquim Adir, disse ontem que o aumento no número de declarações retidas na malha fina se deve exclusivamente a erros contidos nas declarações. "Isso não depende da Receita; depende do preenchimento correto das declarações por parte dos contribuintes."
Adir disse que entre os principais motivos que resultam na retenção da declaração estão a omissão de rendimentos -quando o contribuinte não declara parte da renda dele ou dos dependentes em determinado ano- e a discrepância entre as informações enviadas à Receita -quando o contribuinte informa ter recebido um valor e seu empregador informa um valor diferente.
Quem está na malha fina pode consultar sua situação na página da Receita na internet. Para isso, o contribuinte precisa ter o número do Recibo de Entrega da declaração, além do CPF. Será informado, então, o motivo da retenção da declaração.
As restituições do último lote começarão a ser pagas a partir da próxima quinta-feira, dia 15, com reajuste de 11,55%. Quem não indicou o número de uma conta para o pagamento ser feito deverá procurar o Banco do Brasil pelos telefones 4004-0001 (nas capitais) ou 0800-729-0001 (demais cidades) para tratar do recebimento.


Texto Anterior: Bebidas: Coca-Cola anuncia novo slogan nos EUA
Próximo Texto: Serviços querem evitar tributos ao Sesc e Senac
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.