São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PlayStation 3 vende abaixo da meta da Sony

Número de aparelhos vendidos nos EUA é inferior ao alcançado pela concorrente Nintendo, com o Wii

DA BLOOMBERG

A Sony não conseguiu atingir no mês passado sua meta inicial de vendas para o videogame PlayStation 3 nos EUA, depois que uma escassez de peças desacelerou a produção, enquanto a Nintendo comercializou o dobro de consoles Wii do que os vendidos pela Sony, estima a empresa de pesquisa NPD Group.
A Sony, que lançou o PlayStation 3 nos EUA no último dia 17, vendeu 197 mil unidades, volume inferior à sua meta de 400 mil aparelhos. A Nintendo, que estreou no mercado dois dias depois, comercializou 476 mil unidades do Wii, disse a NPD, com sede em Port Washington, no leste americano.
De qualquer forma, a Sony reafirmou sua previsão de comercializar 6 milhões de consoles PlayStation 3 até março de 2007, incluindo 1 milhão de aparelhos no Japão e 1 milhão nos EUA até o final deste ano.
A empresa, que, em novembro, havia dito que estava transportando os consoles por via aérea - e não pela tradicional via marítima - para os EUA com a intenção de atender à demanda, nomeou Kaz Hirai para substituir o criador do PlayStation, Ken Kutaragi, na direção da divisão de games.
""A Sony não vai cumprir de jeito nenhum sua previsão de vender 1 milhão de unidades nos EUA até o final deste ano", disse Evan Wilson, analista da Pacific Crest Securities de Portland, no Estado do Oregon. ""Eles enfrentarão problemas de abastecimento pelo menos até março de 2007."
Nanako Kato, porta-voz em Tóquio da Sony Computer Entertainment, recusou-se a fazer comentários sobre as estimativas da NPD. Kato disse apenas que a Sony mantém seus planos de comercialização para o videogame PlayStation 3.
O Wii, que dispõe de um sensor de controle de movimento que reproduz na tela os movimentos dos usuários, está se beneficiando de seu preço, de US$ 250, que é a metade do cobrado pelo PlayStation 3 mais barato disponível no mercado.
Ontem as ações da Nintendo subiram 1,4%, para 27.680 ienes, na Bolsa de Osaka, no Japão. Os papéis da Sony, por outro lado, avançaram apenas 0,2%, passando a valer 4.620 ienes em Tóquio, enquanto o índice Topix recuou 0,4%.
"Um número bem maior do que 1 milhão de consoles do Wii" será disponibilizado nos EUA até o final deste ano, afirmou a Nintendo, com sede em Kyoto, no Japão, em comunicado oficial. A empresa vendeu cerca de 372 mil unidades nos primeiros dois dias após o lançamento do aparelho no Japão, disse a Enterbrain, empresa de pesquisa do setor de videogames e editora de revistas sediada em Tóquio.


Texto Anterior: HP paga US$ 14,5 mi para pôr fim a processo nos EUA
Próximo Texto: Commodities: Merrill Lynch eleva projeção de preço do ouro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.