São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2008

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GM admite ter "desapontado" consumidores

DA FOLHA ONLINE

Em anúncio publicado no periódico especializado "Automotive News", a fabricante americana de veículos GM reconheceu que "desapontou" e algumas vezes "traiu" os consumidores americanos. A iniciativa destoa da posição que a empresa vinha adotando até o momento, de alegar que os executivos da empresa não poderiam ter previsto os efeitos da crise financeira sobre a companhia.
"Embora ainda sejamos a líder em vendas nos EUA, reconhecemos que, por vezes, os desapontamos", diz o texto do anúncio de página inteira, intitulado "Compromisso da GM com o Povo Americano". "Por vezes violamos sua confiança ao permitir que nossa qualidade ficasse abaixo dos padrões da indústria, e nosso design se tornou sem brilho."
"Multiplicamos nossas marcas e rede de revendedoras ao ponto de perdermos o foco em nosso mercado principal, nos Estados Unidos (...). E nos comprometemos com planos de compensação que se provaram insustentáveis no mundo de competição global de hoje. Pagamos caro por essas decisões, aprendemos com elas e estamos trabalhando duro para nos corrigirmos ao reestruturarmos nossos negócios nos Estados Unidos de modo a nos tornarmos viáveis no longo prazo."
O texto diz ainda que a empresa se viu diante do risco de ficar sem dinheiro, apesar do plano de reduzir seus gastos em mais de US$ 20 bilhões. "Infelizmente, assim como todos os americanos, fomos atingidos por uma tempestade. No último ano, todos tivemos de lidar com preços voláteis da energia, o colapso do mercado imobiliário americano, a quebra de instituições financeiras, o declínio do mercado de ações e o completo congelamento do crédito."


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