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Pane na Dataprev paralisa atendimento
JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Uma pane no sistema que administra os benefícios por incapacidade praticamente paralisou o atendimento da perícia
médica nos postos do INSS
(Instituto Nacional do Seguro
Social) em todo o Brasil desde
sexta-feira.
A falha nos computadores da
Dataprev (empresa de processamento de dados da Previdência) também comprometeu o
agendamento de exames pela
Central 135, serviço de atendimento por telefone.
Até o fechamento desta edição, o Ministério da Previdência Social não sabia informar a
extensão do problema nem
quantificar o número de perícias médicas canceladas. Não
havia previsão para resolver o
problema. A Folha apurou que
a cúpula do INSS considerava o
caso "muito grave".
Um memorando circular do
INSS foi distribuído a todas as
agências da Previdência para
orientar superintendentes, gerentes e chefes de divisão sobre
os procedimentos a serem adotados por conta da "inconsistência do Sabi (Sistema de Administração do Benefício por
Incapacidade)".
"Informamos que há intermitência na disponibilidade do
Sistema Sabi. Salientamos que
essa situação também atingiu a
Central 135. Na medida do possível, as unidades devem realizar o atendimento e prestar o
máximo de informações aos segurados, procedendo ao reagendamento dos atendimentos
não realizados", diz a circular.
Segundo a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), o memorando foi distribuído com três dias de atraso,
já que a perícia havia comunicado a pane na sexta-feira. Para
o presidente da associação,
Luiz Carlos Argolo, o problema
do sistema é "grave e crônico".
A ANMP afirma que o Sabi é
um sistema essencial para o
trabalho da perícia. "Os médicos não têm como fazer a perícia sem o sistema, pois não há
como fazer o batimento de dados do trabalhador nem como
entregar a ele o resultado do
exame. O Sabi é um sistema absoluto na perícia. Nada pode
ser feito sem ele", diz Argolo.
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