São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pane na Dataprev paralisa atendimento

JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma pane no sistema que administra os benefícios por incapacidade praticamente paralisou o atendimento da perícia médica nos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o Brasil desde sexta-feira.
A falha nos computadores da Dataprev (empresa de processamento de dados da Previdência) também comprometeu o agendamento de exames pela Central 135, serviço de atendimento por telefone.
Até o fechamento desta edição, o Ministério da Previdência Social não sabia informar a extensão do problema nem quantificar o número de perícias médicas canceladas. Não havia previsão para resolver o problema. A Folha apurou que a cúpula do INSS considerava o caso "muito grave".
Um memorando circular do INSS foi distribuído a todas as agências da Previdência para orientar superintendentes, gerentes e chefes de divisão sobre os procedimentos a serem adotados por conta da "inconsistência do Sabi (Sistema de Administração do Benefício por Incapacidade)".
"Informamos que há intermitência na disponibilidade do Sistema Sabi. Salientamos que essa situação também atingiu a Central 135. Na medida do possível, as unidades devem realizar o atendimento e prestar o máximo de informações aos segurados, procedendo ao reagendamento dos atendimentos não realizados", diz a circular.
Segundo a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), o memorando foi distribuído com três dias de atraso, já que a perícia havia comunicado a pane na sexta-feira. Para o presidente da associação, Luiz Carlos Argolo, o problema do sistema é "grave e crônico".
A ANMP afirma que o Sabi é um sistema essencial para o trabalho da perícia. "Os médicos não têm como fazer a perícia sem o sistema, pois não há como fazer o batimento de dados do trabalhador nem como entregar a ele o resultado do exame. O Sabi é um sistema absoluto na perícia. Nada pode ser feito sem ele", diz Argolo.


Texto Anterior: Por MP, Lula dá ganho real a aposentado
Próximo Texto: Alexandre Schwartsman: Húbris
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.