São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSIÇÃO

Presidência segue indefinida

Cotados a assumir BB enfrentam restrições

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Nas consultas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do BB (Banco do Brasil), dois nomes estavam mais cotados até ontem: Edson Monteiro, o favorito, e Antônio Francisco Lima Neto. Ambos são funcionários de carreira do banco.
A Folha apurou, porém, que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, prosseguia ainda ontem as sondagens, já que há restrições em relação a Monteiro e a Lima Neto. Ou seja, havia chance da discussão voltar à estaca zero.
Atualmente, Monteiro é diretor da Brasilcap Capitalização, uma subsidiária do BB. Ele tem mais apoio do sindicalismo bancário ligado ao PT. Pesa contra Monteiro a fama de temperamento difícil e de que se chocaria com os demais membros da diretoria.
Já Lima Neto, que está na diretoria do BB, cuidando da área comercial, tem menos chance por ser ligado ao grupo que domina hoje o topo da instituição. Seria uma opção para mudar menos a atual linha do banco.
Palocci também não se opõe a nenhum dois, mas, como Lula tem dito internamente que decidirá esse assunto até o dia 13 deste mês, ele ainda busca alternativas.
A disputa pela presidência do Banco do Brasil vem se arrastando desde o final de dezembro, quando Lula chegou a sondar o deputado federal eleito Paulo Bernardo (PT-PR) para o cargo.
O deputado federal Geraldo Magela (PT), candidato derrotado na última eleição para o governo do Distrito Federal, chegou a ser cotado para o posto. O PT brasiliense reclamava por espaço no governo. (KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Luís Nassif: Habemus ministro da Justiça
Próximo Texto: Opinião econômica: PT: do imaginário das eleições ao dia-a-dia do governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.