São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo do país afirma ter investido com Madoff

DA REDAÇÃO

A firma de investimento brasileira Gems Investimentos afirmou que fechou a realização de resgates em um dos seus fundos, que tinha aplicações com o americano Bernard Madoff, o ex-presidente da Bolsa Nasdaq que é suspeito de fraude de US$ 50 bilhões.
A empresa, que é uma unidade da britânica Gems Management, disse que tinha aplicações em fundo no exterior que, por sua vez, havia investido com Madoff. De acordo com Rogério Zanin, diretor da firma brasileira, menos de 1% do portfólio estava exposto aos fundos do gestor americano.
O fundo tem 35 investidores, entre eles fundos de pensão brasileiros, que pagaram mais de R$ 1 milhão cada um, segundo Zanin. Desde que começou a negociar, em 22 de abril do ano passado, até anteontem, ele teve perdas de 18%, segundo levantamento da Bloomberg. Nesse mesmo período, a Bovespa recuou 36%. O diretor não quis dizer o montante das recentes retiradas do fundo.
"O cenário externo se deteriorou dramaticamente nas últimas semanas, gerando um problema de liquidez para nós", disse. "Nós suspendemos os resgates para preservar os ativos dos nossos clientes."
Madoff é acusado pelas autoridades americanas de montar um esquema Ponzi, em que oferecia retornos altos aos seus investidores usando dinheiro pago com a entrada de novos clientes, em vez de utilizar a receita obtida com as aplicações. Algumas dos investidores que aplicaram com ele tiveram perdas bilionárias.

Com a Bloomberg


Texto Anterior: Queda na produção é a mais ampla desde 1991
Próximo Texto: Bolsa cai 1%, mas encerra semana com alta de 3,3%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.