São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Juro menor aumentará captação da poupança, diz economista

A queda brusca na taxa básica de juros prevista para o primeiro semestre deste ano provocará um aumento rápido e expressivo na captação da caderneta de poupança. Essa é a análise de André Costa Carvalho, ex-economista-chefe da Fiesp e ex-economista-sênior do Credit Suisse.
Para Carvalho, a redução da Selic resultará em mudanças no ranking de rentabilidade das aplicações financeiras que favorecerão a poupança em relação a outras opções de investimento, como alguns fundos de renda fixa conservadores.
Ele cita o exemplo de um fundo com rentabilidade bruta equivalente a 100% do CDI e taxa de administração de 2%. No começo do ano, com o juro básico a 13,75%, a aplicação rendia 9,2% ao ano -descontadas as taxas. Se a Selic chegar a 10,75% até julho -conforme a expectativa do mercado no boletim Focus-, dará retorno de 6,8% ao investidor. Isso significa rentabilidade menor que a da poupança, que hoje está na faixa de 8%.
Segundo Carvalho, a migração de investimentos para a poupança fará com que o mercado revise suas taxas. Os fundos de renda fixa, por exemplo, reduzirão as taxas de administração para segurar os investidores, diz o economista. Ele também espera que as instituições financeiras aumentem o rendimento oferecido para aplicações em CDB ou em debêntures.
A maior captação da poupança terá consequências no aumento da oferta de crédito imobiliário. Por lei, os bancos destinam 65% desses recursos à habitação.
"Os bancos teriam de emprestar mais em um cenário de crescente taxa de desemprego e queda da confiança", afirma Carvalho. "Assim, é provável que eles ofereçam crédito habitacional mais barato e com prazos maiores."
A expectativa de Carvalho é que esse cenário provoque forte pressão dos bancos para a revisão do cálculo da rentabilidade da poupança. Hoje, a lei define que o rendimento seja de 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial de Juros).
Segundo ele, depende apenas de uma decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional) a alteração no cálculo da TR.
"Se a queda na Selic fosse mais lenta, o efeito seria o mesmo. Mas o CMN teria mais tempo para agir para conter o aumento tão rápido na captação da poupança", diz.
Apesar dos efeitos provocados por uma brusca redução no juro básico, na avaliação do economista, o Banco Central não vai reduzir o ritmo dos cortes. "A decisão sobre a Selic é pautada na inflação. E essas consequências afetam pouco."

DESVIO
O presidente da Abrifar (Associação Brasileira dos Distribuidores de Insumos Farmacêuticos), José Abdallah Nehne, está decepcionado com o fortalecimento da onda protecionista na Europa provocado pela crise econômica. Ele já espera que mais cargas de medicamentos destinados ao Brasil sejam retidas em portos europeus sob acusação de quebra de patente. Se isso ocorrer, diz, toda a logística de transporte será alterada: as empresas vão evitar rotas marítimas que passam pela Europa, usar transporte aéreo e negociar volumes maiores de compras. "Isso terá um impacto de custo enorme em toda a indústria farmacêutica brasileira", diz.

TURBINA
Será inaugurada hoje a PCH São Domingos II, em Goiás, empreendimento considerado a primeira hidrelétrica dentro do PAC do governo federal. A usina, com 24 MW de capacidade, também é o primeiro projeto da ContourGlobal no Brasil, que inclui a construção de mais duas usinas -São Domingos III e Galheiros. Os investimentos na PCH foram de R$ 135 milhões.

EM GRUPO
A Spinelli registrou 176 novos clubes de investimento em 2008 -cerca de 20% do total de clubes abertos no ano. Hoje, a Spinelli conta com 306 grupos, que reúnem 4.500 pessoas.

NICHO

A seguradora PreviSul, especializada em seguros de vida, aposta em produtos focados na classe C para crescer 18% neste ano. Um deles inclui a emissão de cartões de crédito aos clientes de seguros, fruto de uma parceria com a Unicard Unibanco, que entrou em vigor em dezembro. A meta é emitir 100 mil cartões neste ano. "A ação abre uma perspectiva de crédito ao nosso cliente em um momento difícil", diz Ernesto Pedroso Junior, presidente da PreviSul. De olho no cliente que não tem plano de saúde, mas não quer depender do SUS, a empresa também lançou um Seguro Hospital, que cobre custos de internação. "O objetivo neste ano é lançar um microsseguro de vida. O entrave ainda é a taxa bancária", afirma.

MUDANÇAS
Othniel Lopes, presidente da Integralat, assume a presidência-executiva do grupo Parmalat, substituindo André Mastrobuono, no cargo desde abril de 2008.

BÔNUS
A Oi fez parceria com o Santander para dar crédito de até R$ 1.300 nos cartões de crédito. Os clientes dos cartões Santander que adquirirem produtos e serviços da Oi podem receber bônus dados pela operadora.

NINHO
J. Parrish, diretor de arquitetura da Arup Sport, empresa que fez o estádio Ninho de Pássaro para a Olimpíada de Pequim e a Arena Allianz, em Munique, para a Copa de 2006, desembarca no Brasil em março. Parrish vem visitar o Núcleo de Conhecimento Feicon Batimat, evento do setor de construção. O arquiteto inglês vai participar do evento com uma conferência sobre os grandes projetos esportivos pelo mundo, no dia 26 de março.

FUSÃO
A editora Campus Elsevier acaba de lançar o livro "Compra e Venda de Empresas - As Diferentes Etapas para Concretizar um Negócio de Sucesso" (168 páginas), organizado pelo economista Paulo Gurgel Valente, que também assina um dos capítulos. Trata-se de uma reedição revista e ampliada para abordar o assunto, que agora abriga o contexto da crise econômica mundial.

APOCALIPSE
O modelo anglo-saxão de supervisão e regulação do sistema financeiro falhou. A opinião é de Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York e um dos únicos a preverem a atual crise. Roubini afirmou ao "Financial Times" que o sistema de autorregulação correspondia, na verdade, a uma ausência total de regulação e que todos os pilares do Acordo de Basileia 2 falharam, antes mesmo de serem implementados.


com CRISTIANE BARBIERI (interina), JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: 90% dos fundos de pensão não atingem as metas em 2008
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.