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Recall da Toyota já atinge 8,5 milhões de carros e abala marca
Novo alvo de problemas da montadora japonesa é o Prius, modelo movido a eletricidade e gasolina, que apresenta defeitos no freio
Novo recall atinge 437 mil carros nos EUA, no Japão e na Europa; concorrentes tentam conquistar clientes da Toyota com promoções
JANAINA LAGE
DE NOVA YORK
Em mais um episódio da crise da Toyota, a fabricante japonesa anunciou o recall de quase
meio milhão de veículos híbridos (movidos a gasolina e eletricidade) da marca Prius e de
outros modelos também híbridos para consertar uma falha
no sistema de freio.
Do total de 437 mil veículos
que apresentam danos, cerca
de 223 mil estão no Japão. Outros 155 mil, nos EUA, e mais 53
mil, na Europa.
O anúncio do recall do Prius
ocorre após uma série de defeitos em veículos da Toyota que
já afetaram mais de 8,5 milhões
de carros da montadora.
Segundo Guido Vildozo, analista do setor da IHS Global Insight, a repercussão negativa
será maior entre os consumidores que compraram pela primeira vez um carro da Toyota.
"A marca tem seguidores fiéis e
o que se espera é que, passados
alguns meses desse episódio,
eles continuem a segui-la. A dúvida é o que acontece com os
novos consumidores, aqueles
que adquiriram pela primeira
vez um veículo da empresa."
O Prius está no centro de
uma campanha da Toyota para
se mostrar ao consumidor como uma empresa ambientalmente responsável e mais
avançada nesse segmento do
que as concorrentes. Desde
1997, a empresa já vendeu 1,2
milhão de carros desse modelo
no mundo todo. No ano passado, ele foi o terceiro na lista de
vendas da Toyota, atrás apenas
do Camry e do Corolla.
Um automóvel híbrido é um
veículo que possui mais de um
motor propulsor, o que significa na prática que pode ter um
motor movido a explosão e um
motor elétrico. Ele polui menos
que movidos somente com motor a explosão, mas tem custos
altos. Apenas automóveis caros
contam com essa tecnologia.
Um dos principais problemas desde o início dessa crise
da empresa foi a demora dos
executivos para apresentar resposta satisfatória aos consumidores. A percepção geral, segundo analistas, é que a empresa, que construiu imagem de
eficiência, não soube lidar com
os defeitos. Nesta semana, os
executivos da Toyota iniciaram
uma ofensiva para diminuir o
impacto negativo dos recalls.
"Eu peço desculpas pela
preocupação e inconveniência
que causamos aos nossos clientes. Nós vamos redobrar nosso
compromisso com a qualidade.
Juntos, vamos fazer tudo para
reconquistar a confiança dos
consumidores", afirmou o presidente da Toyota, Akio Toyoda. Segundo ele, o problema no
freio foi resultado de uma falha
de software e o conserto do carro dura em média 40 minutos.
Em comunicado, o Departamento de Transporte afirmou
ontem que foi comunicado do
recall do Prius e de outros modelos, como o Lexus HS 250h,
além de alguns Camrys de
2010. Na semana passada, a National Highway Traffic Safety
Administration, órgão responsável pela segurança nos EUA,
abriu uma investigação sobre o
Prius em resposta a queixas de
consumidores sobre dificuldades para frear. As autoridades
também estão revisando 84
queixas de consumidores
quanto à direção do Corolla. O
presidente da Toyota testemunharia amanhã em comissão na
Câmara dos Representantes,
mas o evento foi adiado.
Enquanto a crise na montadora japonesa se agrava, as fabricantes de Detroit tentam
conquistar os clientes da rival.
Elas estão oferecendo incentivos para os donos de veículos
da Toyota. A GM foi a primeira
a oferecer esse tipo de medida,
com incentivos como taxa zero
de financiamento por 60 meses
e mais US$ 1.000 de volta em
uma compra. A Ford e a
Chrysler seguiram o exemplo.
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