São Paulo, quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

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Recall da Toyota já atinge 8,5 milhões de carros e abala marca

Novo alvo de problemas da montadora japonesa é o Prius, modelo movido a eletricidade e gasolina, que apresenta defeitos no freio

Novo recall atinge 437 mil carros nos EUA, no Japão e na Europa; concorrentes tentam conquistar clientes da Toyota com promoções


JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

Em mais um episódio da crise da Toyota, a fabricante japonesa anunciou o recall de quase meio milhão de veículos híbridos (movidos a gasolina e eletricidade) da marca Prius e de outros modelos também híbridos para consertar uma falha no sistema de freio.
Do total de 437 mil veículos que apresentam danos, cerca de 223 mil estão no Japão. Outros 155 mil, nos EUA, e mais 53 mil, na Europa.
O anúncio do recall do Prius ocorre após uma série de defeitos em veículos da Toyota que já afetaram mais de 8,5 milhões de carros da montadora.
Segundo Guido Vildozo, analista do setor da IHS Global Insight, a repercussão negativa será maior entre os consumidores que compraram pela primeira vez um carro da Toyota. "A marca tem seguidores fiéis e o que se espera é que, passados alguns meses desse episódio, eles continuem a segui-la. A dúvida é o que acontece com os novos consumidores, aqueles que adquiriram pela primeira vez um veículo da empresa."
O Prius está no centro de uma campanha da Toyota para se mostrar ao consumidor como uma empresa ambientalmente responsável e mais avançada nesse segmento do que as concorrentes. Desde 1997, a empresa já vendeu 1,2 milhão de carros desse modelo no mundo todo. No ano passado, ele foi o terceiro na lista de vendas da Toyota, atrás apenas do Camry e do Corolla.
Um automóvel híbrido é um veículo que possui mais de um motor propulsor, o que significa na prática que pode ter um motor movido a explosão e um motor elétrico. Ele polui menos que movidos somente com motor a explosão, mas tem custos altos. Apenas automóveis caros contam com essa tecnologia.
Um dos principais problemas desde o início dessa crise da empresa foi a demora dos executivos para apresentar resposta satisfatória aos consumidores. A percepção geral, segundo analistas, é que a empresa, que construiu imagem de eficiência, não soube lidar com os defeitos. Nesta semana, os executivos da Toyota iniciaram uma ofensiva para diminuir o impacto negativo dos recalls.
"Eu peço desculpas pela preocupação e inconveniência que causamos aos nossos clientes. Nós vamos redobrar nosso compromisso com a qualidade. Juntos, vamos fazer tudo para reconquistar a confiança dos consumidores", afirmou o presidente da Toyota, Akio Toyoda. Segundo ele, o problema no freio foi resultado de uma falha de software e o conserto do carro dura em média 40 minutos.
Em comunicado, o Departamento de Transporte afirmou ontem que foi comunicado do recall do Prius e de outros modelos, como o Lexus HS 250h, além de alguns Camrys de 2010. Na semana passada, a National Highway Traffic Safety Administration, órgão responsável pela segurança nos EUA, abriu uma investigação sobre o Prius em resposta a queixas de consumidores sobre dificuldades para frear. As autoridades também estão revisando 84 queixas de consumidores quanto à direção do Corolla. O presidente da Toyota testemunharia amanhã em comissão na Câmara dos Representantes, mas o evento foi adiado.
Enquanto a crise na montadora japonesa se agrava, as fabricantes de Detroit tentam conquistar os clientes da rival. Elas estão oferecendo incentivos para os donos de veículos da Toyota. A GM foi a primeira a oferecer esse tipo de medida, com incentivos como taxa zero de financiamento por 60 meses e mais US$ 1.000 de volta em uma compra. A Ford e a Chrysler seguiram o exemplo.


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