São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

ESTADOS UNIDOS

Empresas têm facilidade para repassar custos
Empresas dos Estados Unidos estão tendo mais facilidade para repassar as altas do petróleo e de outras matérias primas aos consumidores, porém mais dificuldade para contratar trabalhadores qualificados, de acordo com o "Livro Bege" do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), um relatório da conjuntura econômica do país.
Os dados do Fed reforçaram a imagem de que os EUA têm crescimento moderado da economia, com crescente uso da capacidade produtiva remanescente. Segundo o "Livro Bege", os aumentos de salários e de preços ao consumidor têm sido moderados.
Nas últimas divulgações de dados de inflação do país, tem havido alguns sinais de pressão inflacionária, principalmente aumento da inflação ao produtor e do núcleo da inflação ao consumidor. Na reunião do Fed deste mês, é esperado que o órgão aumente a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 2,75%.


Texto Anterior: Opinião Econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Mudanças Cambiais
Próximo Texto: Zona do euro: Trichet diz que "todos sabem" que juro subirá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.