São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VÔO DA ÁGUIA

Sistema de previdência dos EUA é uma "arapuca", afirma Milton Friedman
A Previdência Social é uma "arapuca", ao estilo do esquema piramidal de Ponzi, empregando o dinheiro dos assalariados para pagar aposentados. O plano do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de acrescentar contas individuais sanaria o problema, disse Milton Friedman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia. "Não há acúmulo de ativos" no sistema, disse o economista.
As contas de previdência privada são a viga mestra do plano de Bush de reformular a Previdência Social dos Estados Unidos, reforma que se constituiu em sua mais alta prioridade no plano da política interna.
"O problema com a Previdência Social vem à tona porque ela é estruturada como o esquema de Ponzi", disse Friedman. "Você capta dinheiro hoje das pessoas empregadas e o gasta hoje com pessoas aposentadas."
Os esquemas levam o nome de Charles Ponzi, que na década de 1920 desfalcou investidores ao prometer altos retornos com o emprego de dinheiro tomado aos novos investidores para pagar investidores mais antigos.


Texto Anterior: Luís Nassif: Um abraço negro
Próximo Texto: Aviação: Preços das passagens da TAM podem baixar até 15%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.