São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008

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Embarques para o exterior crescem 51%

Valorização do real e aumento do número de rotas turbinam viagens para fora do país no 1º trimestre

DEISE DE OLIVEIRA
DA FOLHA ONLINE

O número maior de rotas internacionais oferecidas, a economia estável e o dólar fraco turbinaram o mercado de vôos para fora do país nos primeiros três meses do ano. Segundo dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ontem, o mercado internacional registrou crescimento de 51,8% em relação aos primeiros três meses de 2007.
A taxa de ocupação no trimestre ficou em 69%, ante 67% no mesmo período do ano passado. Apenas em março a expansão do mercado internacional chegou a 39%.
O diretor de assuntos internacionais da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem), Leonel Rossi Junior, atribui o desempenho à combinação de três fatores: novas rotas, economia estável e dólar fraco.
"As novas rotas oferecidas pelas companhias aéreas, com um número maior de aviões voando internacionalmente e, por conseqüência, uma maior oferta de assentos, a economia forte e o dólar fraco motivam as pessoas a viajar mais para o exterior", diz Rossi.
No primeiro trimestre deste ano, a oferta de assentos nos vôos internacionais cresceu 46,5% em relação a igual período de 2007. "A quebra da Varig reduziu a oferta, e os preços subiram em dólar. Com o aumento da oferta, os preços ficaram melhores e favoreceram o mercado", diz o diretor da Abav.
Nos vôos domésticos, o avanço do mercado foi de 13,7% em março deste ano em relação ao mesmo mês de 2007 e de 3,55% ante fevereiro. No trimestre, o desempenho foi 9,4% superior ao do ano passado.
A taxa de ocupação das aeronaves nos vôos domésticos em março foi de 64%, repetindo o desempenho do mesmo mês de 2007. A oferta de assentos no período cresceu 14,8% ante março de 2007. Nos primeiros três meses deste ano, a taxa de ocupação ficou em 68% -ante 69% no primeiro trimestre do ano passado.
Segundo o diretor da Abav, após um período de recuperação em 2007, a perspectiva é que o mercado nacional comece a registrar avanços neste ano. "Com a crise aérea, 2007 foi um ano de recuperação. De agora em diante, as vendas tendem a ser maiores. Superando a recuperação, vamos para os resultados positivos", afirma.

Empresas
A TAM manteve a liderança do mercado -foi a única companhia a avançar em março em relação a fevereiro- tanto nos vôos domésticos quanto nos internacionais.
No mercado doméstico, a TAM registrou market share de 51,44% em março. A posição é melhor do que a verificada no mesmo mês de 2007, quando detinha 51,3% do mercado, e superior em relação a fevereiro, aos 50,59%.
Em seguida apareceram Gol Linhas Aéreas (37,43% ante 38,41% em fevereiro), OceanAir (3,78% ante 3,96% no mês anterior), Varig (3,93% contra 3,67% em fevereiro) e Webjet (1,54% ante 1,5%).
Entre as companhias aéreas com vôos internacionais, a TAM também teve a liderança, com 68,88% do mercado em março (ante 67,25% em fevereiro). A vice-líder é a Varig (18,82%), seguida por Gol Linhas Aéreas (9,81%) e OceanAir (2,29%).


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