São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETRÓLEO

Chávez ameaça empresas estrangeiras
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse em discurso televisionado no domingo que as empresas estrangeiras de petróleo que operam no país têm que pagar os impostos que devem ao governo ou sair do país.
Segundo Chávez, algumas empresas sonegam impostos há anos. Funcionários da Receita venezuelana já haviam dito que há companhias que declaram ter tido prejuízo para não pagar imposto de renda.
O ministro do petróleo, Rafael Ramírez, disse no mês passado que a Receita estava investigando evasões fiscais no setor e que as empresas podem estar devendo até US$ 2 bilhões em impostos não pagos.
O ministro venezuelano do Petróleo, Ali Rodriguez, disse ontem que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo, da qual a Venezuela faz parte) deveria voltar a determinar uma faixa de preços para o petróleo e que as tensões entre países consumidores e produtores de petróleo estavam no pior nível desde a crise dos anos 1970.


Texto Anterior: Tendências internacionais - Mercado: BC inglês mantém juros em 4,75%
Próximo Texto: Comércio: Importações chinesas de carros têm queda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.