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CONSUMO
Crédito puxa alta de vendas no Dia das Mães
FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL
O comércio faturou mais com o
Dia das Mães neste ano do que no
ano passado, segundo levantamento da Fecomercio SP e da Associação Comercial de São Paulo.
Apesar de as taxas de juros estarem mais elevadas, foi o crédito
que motivou o consumo na primeira semana deste mês.
Consulta da Fecomercio SP
com cem lojistas mostra que o faturamento do comércio por conta
do Dia das Mãe subiu 4,6% na
comparação com igual período
de 2004. Esse resultado é maior do
que o previsto pelos comerciantes
- um crescimento de 4%.
O crédito foi o maior aliado dos
lojistas. A forma de pagamento
mais utilizada pelos consumidores foi o parcelamento no cartão
de crédito, com uma participação
de 41,1% nas vendas das lojas.
Depois vêm a compra com cartão (uma vez), com 30,1% e, por
meio de carnês, com 13,7%. O pagamento à vista representou 11%
das vendas e, com cheques pré-datados, 4,1%.
A Associação Comercial de São
Paulo também atribui ao crédito
o crescimento médio de 3,8% no
movimento das lojas neste ano
por conta do Dia das Mães.
O número de consultas ao SPC
(Serviço de Proteção ao Crédito),
indicador das vendas a prazo, subiu 5,7% do dia 1º ao dia 8 deste
mês na comparação com o período de 2 a 9 de maio do ano passado, semana que antecedeu a data.
O número de consultas ao Usecheque, termômetro das vendas à
vista, cresceu 1,9%, no período.
"O crédito continua estimulando
o consumo, mas há um limite. É
preciso ter cautela. Se a taxa básica de juros do país [a Selic] continuar subindo, o consumo deve
cair", afirma Emílio Alfieri, economista da associação.
O comércio já perdeu fôlego, na
análise de Alfieri. De janeiro a
abril, as consultas ao SPC cresceram 6,3% e, ao Usecheque, 4,8%,
na comparação com igual período do ano passado. "As vendas
estão desacelerando, apesar de
não ser ainda nada dramático."
A Autofax, empresa especializada em comunicação eletrônica, já
registrou queda de 7,7% nas consultas de cheque na primeira semana deste mês em relação a
igual período de 2004. As consultas são realizadas por lojistas de
várias regiões do país.
"É por isso que não queremos
sequer fazer previsão para o Natal. Não sabemos se os juros vão
subir mais ou não. A situação piorou ainda mais porque o governo
já fala em medidas para conter a
inflação", dia Alfieri.
Os shoppings centers informam
que as vendas cresceram de 12% a
21% por conta do Dia das Mães,
na comparação com igual período de 2004. O shopping D informa que celulares, roupas, cosméticos e eletroportáteis foram os
produtos mais procurados. Os
shoppings Paulista e West Plaza
informam que as vendas foram
melhores do que o previsto.
Para atrair os consumidores, as
lojas fizeram promoções. Consulta da Fecomercio SP mostra que
quase 70% dos lojistas ouvidos fizeram algum tipo de promoção,
como sorteios, distribuição de
brindes e ofertas relâmpago.
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