São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 2006

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MERCADO ABERTO

Inadimplência segura juro, diz Itaú

O presidente do Banco Itaú, Roberto Setubal, considera preocupante o aumento da inadimplência nos balanços das instituições financeiras do primeiro trimestre deste ano, o que fez também com que elevasse a provisão para credores duvidosos. O Itaú divulgou ontem o resultado relativo aos três primeiros meses do ano.
Segundo Setubal, a inadimplência tem sido o principal fator que impede os bancos de baixar os juros. "Os bancos estão mantendo as taxas de juros em razão da inadimplência", diz. "Só quando a inadimplência cair é que os bancos vão retomar o movimento de queda dos juros."
Setubal afirmou que deu essa explicação ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante reunião na sexta-feira passada, na sede da Febraban, em São Paulo, para discutir os juros cobrados pelos bancos.
Mantega queria saber dos banqueiros o motivo de os "spreads" não caírem no mesmo ritmo da Selic. "Acho que o aumento da inadimplência não estava no radar do ministro", diz Setubal.
De acordo com ele, esse aumento da inadimplência se deve à desaceleração do crescimento no ano passado. "A economia teve um soluço de crescimento no ano passado, e isso afetou o desempenho das empresas."
Já para este ano, Setubal aposta numa recuperação. Sua previsão é a de um crescimento do PIB de 3,5% a 4%, o que pode ajudar a baixar a inadimplência.
A partir dessa melhora no desempenho da economia, Setubal acredita que, no segundo semestre, o ambiente já estará mais propício à redução dos "spreads". Ele espera que, nos próximos meses, a economia reflita os efeitos da política de queda dos juros do Banco Central.
Por enquanto, os bancos estão mais resistentes tanto a baixar os juros como em expandir o crédito, apesar de a carteira de empréstimos dos bancos continuar a crescer em ritmo acelerado.

TROCA NO IPEA
Mais uma baixa na equipe econômica. Glauco Arbix deixará a presidência do Ipea, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento. Em seu lugar deve assumir Luiz Henrique Proença Soares, atual diretor de cooperação internacional e desenvolvimento. A saída, acertada há alguns dias com o ministro Paulo Bernardo, será oficializada hoje aos funcionários do instituto. Arbix, muito ligado ao ex-ministro Palocci, é considerado um desenvolvimentista e foi um dos críticos da política de juros altos do BC.

ELEVAÇÃO
A escalada do cobre e do zinco continua a preocupar a indústria. No período de um ano até a última sexta, os preços do cobre na Bolsa de Metais de Londres subiram 137%, para US$ 7.805 a tonelada. Já a cotação do zinco, no mesmo período, subiu para US$ 3.510 a tonelada -alta de 186%. Além do impacto em derivados diretos dos dois metais, como fios elétricos e anodos, respectivamente, há os produtos que derivam de ambos, como o latão, matéria-prima amplamente utilizada na indústria.

ESCALADA
A compra do Pactual pelo UBS, no total de US$ 3,1 bilhões, foi a maior operação do sistema financeiro da história do país. O UBS/Pactual se tornará o maior banco de investimentos da América Latina. Segundo André Esteves, presidente do Pactual e novo CEO do UBS na América Latina, o negócio reflete principalmente os bons fundamentos econômicos do país, especialmente num ano de eleições presidenciais. Aos 37 anos, Esteves deve se tornar um dos empreendedores mais jovens a figurar na lista dos bilionários da revista "Forbes". Sua história é curiosa. Ele começou no Pactual em 1989 como analista de sistemas, levado para lá por Luís César Fernandes, fundador do banco. Até que foi chamado por acaso para cobrir as férias de um operador da mesa de investimentos. Em poucos dias, começou a apresentar os melhores resultados da mesa e nunca mais voltou a trabalhar como operador de sistemas. Em poucos anos, tornou-se sócio minoritário e, depois, majoritário.

ESTRATÉGIA PONTUAL
A Dumont Saab, um dos maiores grupos de relógios do país, tem reposicionado suas marcas e aperfeiçoado as relações com distribuidores para continuar a crescer. Ela investe em nichos em que tenha maior vocação, como o de consumidores com menos de 20 anos-graças, nesse caso, à parceria com a americana Timex, acertada em 2005. Outra "frente" envolve fortalecer o contato com clientes por meio da verticalização do atendimento, além de explorar canais com potencial de crescimento, como a internet, diz José Ricardo Calil, novo diretor comercial do grupo. Segundo ele, a expectativa é crescer de 12% a 15% no próximo ano, ante uma previsão de 7,5% a 10% em 2006, justamente devido ao impacto das mudanças na estratégia à medida que forem implantadas. Ele diz ainda que o acordo com a Timex pode resultar na utilização de canais de distribuição da marca americana no exterior para a entrada dos relógios da Dumont.

NOVA INVESTIDA
Depois de começar a vender ingressos de cinema e teatro, o Submarino lança hoje a sua agência de turismo. A intenção é oferecer pela internet acesso a mais de 750 companhias aéreas, 55 mil hotéis em todo o mundo e mais de 150 roteiros nacionais e internacionais. O lançamento está inserido na estratégia da loja virtual de ampliar a oferta de serviços em diferentes setores.

CAUTELA
O consumidor dá sinais de que não pretende ficar ainda mais endividado devido ao Dia das Mães. Sondagem que a Fecomercio SP divulga hoje mostra que 65% dos entrevistados pretendem pagar a compra à vista. A intenção de 26% é usar o cartão de crédito, e só 6% disseram pretender parcelar a compra no carnê. Foram ouvidas 800 pessoas nos últimos dias 6 e 7.


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