São Paulo, sábado, 10 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras não precisa pensar sempre no lucro, diz presidente

DA AGÊNCIA FOLHA, EM POJUCA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em Pojuca (BA) que a Petrobras não pode tomar decisões pensando apenas no lucro.
"A Petrobras é a menina de ouro dos nossos olhos, ela precisa pensar, sempre, não no lucro que vai ter, mas no benefício que ela vai criar neste país.
Se não for assim, a gente não cresce", disse o presidente, após participar da primeira solda do Gasene (Gasoduto Sudeste-Nordeste), obra formada por três trechos que totalizam 1.387 km de extensão.
O presidente citou também a CEF (Caixa Econômica Federal) e o BB (Banco do Brasil). "Da mesma forma o Banco do Brasil não pode pensar só no lucro, a Caixa Econômica Federal... É preciso que essas instituições poderosas, que nós mesmo criamos, pensem um pouco na repartição daquilo que são capazes de produzir."
Em Pojuca (93 km de Salvador), Lula elogiou o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli. "Quando chamei o Gabrielli para ser diretor da Petrobras, muita gente me falou: não vai dar certo, o mercado não vai gostar. Ora, eu fui eleito [presidente] e não pedi voto para o mercado, pedi voto para os eleitores. Por que eu não poderia escolher o Gabrielli?", disse.

Cacau
Na praça central de Ilhéus, Lula anunciou ontem um plano para tentar revitalizar a região cacaueira do sul da Bahia, atingida, desde os anos 90, pela praga da "vassoura de bruxa".
Chamado de "PAC do Cacau", o plano tem dois eixos: a renegociação da dívida do setor, que chega a R$ 963,58 milhões, e a promessa de investimentos de R$ 2,2 bilhões até 2016 para pesquisa, apoio tecnológico, produção e fomento do plantio de culturas alternativas na região do sul da Bahia, como a seringueira e o dendê.
O incentivo federal à atividade cacaueira era uma promessa antiga. Endividados, produtores de cacau foram ao ato, mas há dúvidas sobre os resultados.


Colaborou LETÍCIA SANDER , enviada especial a Ilhéus


Texto Anterior: Lula reclama de agências de classificação de risco
Próximo Texto: Opep sinaliza aumento na produção de petróleo do cartel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.