São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercados devem manter quadro de instabilidade

Crise na Europa preocupa bastante os investidores

DA REPORTAGEM LOCAL

"O mercado deverá continuar com foco no desenrolar da discussão sobre a situação econômica da Grécia", afirma Eduardo Otero, da Um Investimentos. A sua visão resume a principal preocupação dos investidores neste momento e sinaliza que eles permanecerão atentos às questões fiscais gregas nos próximos dias.
Por conta disso, as principais Bolsas do mundo tendem a seguir instáveis nesta semana, a despeito das medidas já anunciadas para conter a crise.
Para evitar uma situação de pânico globalizado, governos em todo o mundo tentam acalmar os mercados. Mas os temores de que a crise da dívida grega possa se espalhar ainda mais têm tomado proporções não vistas desde o auge da crise econômica em 2008 e 2009.
Segundo o analista Elias Celestino, do departamento de pesquisa econômica do banco Santander, o medo de insolvência de alguns países europeus assemelha-se à crise bancária dos EUA tanto pela convicção dos investidores de que existe fundamento na desconfiança quanto pela incerteza em relação ao potencial de contágio.
O PIB da zona do euro no primeiro trimestre do ano sai na quarta. Deve apresentar um leve crescimento marginal, apontam os analistas.
Somente a China poderá desviar um pouco a atenção da situação da Grécia.
Hoje, serão apresentados importantes dados sobre sua atividade industrial, a inflação, além de informações sobre o setor imobiliário.
"Os dados da China têm grande relevância, visto que o governo do país vem tentado conter o ritmo de expansão da atividade, bem como o risco de bolhas no setor imobiliário. Isso afeta diretamente o mercado de commodities e, consequentemente, os ativos brasileiros", explica Otero.

Mercado doméstico
Com tanta instabilidade externa, os indicadores econômicos que merecem destaque no Brasil nesta semana são a primeira prévia do IGP-M de maio e o IPC-S do primeiro quadrimestre deste mês.
Os índices serão divulgados hoje pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Na sexta-feira, é a vez da divulgação do IGP-10. Serão os primeiros dados da inflação doméstica no mês.
Na quarta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresenta a pesquisa mensal do comércio de março. Analistas aguardam um avanço modesto em relação aos dois primeiros meses de 2010, pois foi um período em que o varejo estava aquecido.


Texto Anterior: Folhainvest
Entrar na Bolsa requer seleção cuidadosa

Próximo Texto: IR: Fisco libera hoje consulta a lotes de restituições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.