São Paulo, domingo, 10 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo bloco pode fazer pequenas exportar mais

DA REPORTAGEM LOCAL

As pequenas empresas respondem apenas por 1,7% da pauta de exportações brasileiras. Para André Melo, gerente da área de comercialização do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a entrada do Brasil na Alca será a oportunidade que os pequenos terão para aumentar essa participação e conseguir novas oportunidades de negócio no Brasil.
"Muitas empresas dos EUA já tem estrutura aqui. Um número grande, no entanto, não chegou ainda. Quando vierem precisarão de parcerias, de empresas que conheçam o mercado. Esse será um bom nicho para as pequenas e medias empresas brasileiras", diz Melo.
Para Melo, muitas pequenas e médias empresas brasileiras já poderiam exportar. "Temos muitas empresas competitivas, com bons produtos para vender. Muitas vezes o que falta é informação. Em outros casos, é impossível que uma pequena empresa exporte sozinha, mas ela pode formar consórcio de exportadores para ganhar escala", disse.



Texto Anterior: Para diretor do Iedi, abertura não é garantia de desenvolvimento
Próximo Texto: Negociação com os EUA deve ser o maior desafio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.