São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor de petróleo tem retração

DA SUCURSAL DO RIO

Depois de um crescimento expressivo e contínuo nos últimos anos, a indústria extrativa mineral, baseada principalmente na extração de petróleo, está patinando em 2004. De janeiro a abril deste ano, a atividade acumula uma queda de 0,9% em relação ao mesmo período de 2003.
Em abril, a retração foi ainda maior: 1,3% ante abril de 2003. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a indústria extrativa mineral fechou 2003 com alta de 3,75%, em razão da maior produção de petróleo. Registrou, porém, quedas em janeiro, março e abril deste ano.
O resultado negativo da extrativa mineral contribuiu para a redução da expansão da indústria geral, já que a de transformação teve crescimento de 7,1% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O IBGE diz que a explicação para os resultados negativos são paradas técnicas em plataformas da Petrobras. A estatal confirma a informação, dizendo que sua produção de óleo e gás no Brasil caiu 7,7% em abril deste ano em relação a igual mês de 2003.
Com isso, a extração de óleo e gás da companhia no Brasil declinou para 1,728 milhão de barris/ dia em abril deste ano. Em fevereiro e março, uma plataforma foi paralisada para manutenção.
No mês de abril, duas unidades -uma no campo de Roncador e outra no de Marlim- ficaram paradas para manutenções programadas.


Texto Anterior: Dados sugerem expansão em maio
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.