São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

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SORTE GRANDE

Quem comprar mais de R$ 30 ganha cupom para concorrer à vaga

Supermercado sorteia emprego como prêmio para seus clientes

FABIANA REWALD
DO AGORA

Ao fazer compras de R$ 30 no supermercado Super José, em Sorocaba (a 100 km de São Paulo), o cliente ganha um cupom para concorrer a uma vaga na nova loja da rede. Lançada há cinco dias, a promoção já recebeu 10 mil inscrições e elevou as vendas em quase 10%.
A idéia começou a surgir quando, há 15 dias, o dono da rede resolveu anunciar a abertura de 35 vagas de emprego para a nova filial de seu supermercado. Recebeu 2.000 currículos.
Impressionado com a quantidade de candidatos e pressionado pela vizinhança, que concorria na seleção, Vitor Francisco da Silva, 33, teve uma idéia: preencheu as 35 vagas e abriu mais uma para sortear entre os seus clientes.
"Meus vizinhos começaram a perguntar por que eu não arrumava vaga para eles. Para não ter tanta concorrência, resolvi sortear uma vaga", conta o dono do supermercado.
Entre os clientes, há os que estão confiantes na sorte, como Arlete Dias de Souza, 30, desempregada há seis anos, que gastou R$ 81 e preencheu dois cupons. "Achei a idéia boa. Toda oportunidade é bem-vinda." Mas há opiniões divergentes. "Acho que é puro marketing. Não tenho nenhum pingo de esperança", diz Francine da Silva, 24.

Imoral
Para Egberto Della Bella, delegado regional do Trabalho, ninguém pode vender uma vaga de emprego e o sorteio de vagas para clientes é imoral. "Você não pode fazer uma seleção a partir de alguém que comprou o produto." A punição pode variar. "Vai de uma multa de R$ 400 até o fechamento do supermercado, se houver reincidência."
"Isso é caso de polícia", diz Luiz Marinho, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores).


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