São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Região economiza apenas 9,1%

Só Norte não supera meta de racionamento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A economia de energia nos oito primeiros dias de julho ficou acima da meta de 20% prevista pelo racionamento nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde ficou em 22,4%, e no Nordeste -23,3%.
A região Norte, com uma economia de 9,1%, está abaixo da meta de 15%.
Nas quatro regiões, a meta de redução é em relação ao consumo médio verificado no período de maio a julho do ano passado.
Para efeito de sistema elétrico, a região Norte é composta pelo Maranhão, leste do Pará e parte do Tocantins.
O racionamento começou nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste em 1º de junho. No Norte, o racionamento começou em 1º de julho, mas não há cobrança de sobretaxa nem corte de luz para quem descumprir sua meta, como ocorre nas demais regiões.
A redução de consumo serve para poupar água nos reservatórios das hidrelétricas. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste o nível dos reservatórios está em 28,2%. No Nordeste, em 23,6% de sua capacidade.
Até o final do mês, de acordo com os cálculos feitos para a elaboração do racionamento, esse nível deverá ser de 24,3% no Sudeste e no Centro-Oeste e de 20,5% no Nordeste.
Na nova previsão do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), divulgada ontem, os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão chegar ao final do mês com 27,4% de sua capacidade. Os da região Nordeste, com 20,9%.



Texto Anterior: Comércio exterior: Déficit na balança sobe para US$ 101 mi
Próximo Texto: Luís Nassif: A TAM sem o comandante Rolim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.