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MERCADO ABERTO
guilherme.barros@uol.com.br
BR pode comprar Ipiranga, afirma banco
Em relatório enviado a clientes na semana passada, o banco
Bear Stearns considerou bastante forte a possibilidade de a
BR Distribuidora, o braço da
Petrobras na revenda de combustível no país, comprar a Petróleo Ipiranga para ampliar a
sua participação no mercado de
distribuição no país. Hoje, a fatia da BR no setor gira na faixa
de 32%.
A possibilidade de a BR Distribuidora comprar uma empresa nos setor foi admitida pelo próprio presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, durante teleconferência para analistas na semana passada para
detalhar o plano de investimento de US$ 87,1 bilhões da
companhia no período de 2007
a 2011. O plano anterior previa
investimentos de US$ 52,4 bilhões entre 2006 e 2010.
Gabrielli deu a informação ao
ser questionado por analista
americano sobre a razão do aumento de US$ 600 milhões para US$ 2,2 bilhões na estimativa de investimentos no setor de
distribuição para os próximos
cinco anos. Há quatro anos, a
Petrobras chegou a conversar
com a Ipiranga, mas o negócio
não avançou.
Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo
Roberto Costa, todo o mercado
brasileiro de distribuição está
sendo avaliado pela empresa,
ao ser questionado se a companhia estaria estudando a compra da Ipiranga.
Costa não negou a possibilidade nem confirmou essa hipótese: "Não tenho como dar essa
informação", afirmou. "O objetivo é fortalecer a nossa participação na distribuição."
O diretor da Petrobras também não quis dizer qual seria a
fatia no setor de distribuição
que a companhia pretendia
atingir com a nova aquisição.
"Tudo depende das negociações", disse. Hoje, no país, existem mais de 170 distribuidoras.
Além de novas aquisições na
área de distribuição, Paulo Roberto Costa informou que a Petrobras também está à caça de
refinarias no exterior. Para a
área de refino, a Petrobras prevê investimentos de US$ 23 bilhões, um salto significativo em
relação aos US$ 12,4 bilhões
programados para 2006/2010.
APOSTA NA WEB
Investir na internet para vender seguros é uma das
prioridades da BB Seguros/Brasilveículos, seguradora de
automóveis do BB que possui 6% de participação no mercado e ocupa o sétimo lugar no ranking das seguradoras
de automóveis. Fernando Barbosa de Oliveira, presidente
da BB Seguros/Brasilveículos, afirma que a web já responde por 10% das vendas do BB Seguro Auto.
SPC DIGITAL
Na onda do e-commerce, as máquinas também terão que
zelar pelo seu "CPF". O CDL-Rio (Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) vai lançar um produto que pretende
acabar com as fraudes pela rede e aumentar o comércio eletrônico no país: o SPC Digital. Trata-se de identificar a máquina do comprador e indicar aos comerciantes se o computador de onde a compra é gerada já efetuou alguma fraude
anteriormente. Com isso, as empresas poderão negar vendas
a máquinas usadas para transações ilícitas. A tecnologia, que
já é vendida nos EUA, foi desenvolvida pela empresa brasileira Automatos. Segundo seu presidente, André Fonseca,
"mesmo que um hacker roube cartões de crédito, ele poderá
usar cada computador uma única vez para comprar". A previsão dele é que em seis meses 1 milhão de máquinas sejam
cadastradas. Ele também afirma que o sistema é seguro para
os consumidores, pois não acessa dados de usuários.
SOB CONTROLE
As fraudes estão sob controle. Em junho, a enquete
da Boucinhas & Campos/
Soteconti Auditores Independentes quis saber dos
participantes se suas empresas já foram alvo de fraudes.
A resposta foi positiva em
21% dos casos. Os outros
79% dizem que não foram
vítimas de fraudes.
NA ACADEMIA
Chieko Aoki, Marcelo
Cherto, Nizan Guanaes,
Carlos Augusto Montenegro
e José Bonifácio de Oliveira
Sobrinho são os novos membros da Academia Brasileira
de Marketing. Eles irão se
juntar a veteranos como
Ivan Zurita, Luiz Galebe,
Alex Periscinotto, Francisco
Madia e Marcos Cobra.
ACORDO
O Banco do Brasil e os
Correios acabam de assinar,
em Lisboa, acordo de cooperação com os Correios de
Portugal. A parceria dará ênfase na utilização do Balcão
de Comércio Exterior do BB
naquele país. O Balcão é um
site que funciona como loja,
despachante aduaneiro e
bolsa de negócios.
NOVA LINHA
A rixa entre Brasil e Argentina, pelo visto, é apenas
no futebol. Deve ser confirmada para setembro a nova
rota da Gol que liga Buenos
Aires a Búzios, passando pelo Rio. Os argentinos já representam 15% dos turistas
de Búzios. A freqüência do
novo vôo deverá ser de duas
vezes por semana.
MÍNIMO EM ALTA
O salário mínimo real atingirá em 2006 o seu maior valor
desde 1965. Será também, neste ano, o maior aumento real dos
últimos 41 anos. As informações constam de trabalho da AC
Pastore, de Affonso Celso Pastore, para avaliar o aumento do
mínimo e os gastos públicos. Segundo o texto, apesar de o Tesouro ter tomado importantes decisões que conduzirão a uma
melhora na dívida pública, há em marcha forças que empurram
para cima os gastos públicos do governo. O reajuste do mínimo
representa mais importante aumento dos gastos públicos.
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