São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

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MERCADO ABERTO

guilherme.barros@uol.com.br

BR pode comprar Ipiranga, afirma banco

Em relatório enviado a clientes na semana passada, o banco Bear Stearns considerou bastante forte a possibilidade de a BR Distribuidora, o braço da Petrobras na revenda de combustível no país, comprar a Petróleo Ipiranga para ampliar a sua participação no mercado de distribuição no país. Hoje, a fatia da BR no setor gira na faixa de 32%.
A possibilidade de a BR Distribuidora comprar uma empresa nos setor foi admitida pelo próprio presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, durante teleconferência para analistas na semana passada para detalhar o plano de investimento de US$ 87,1 bilhões da companhia no período de 2007 a 2011. O plano anterior previa investimentos de US$ 52,4 bilhões entre 2006 e 2010.
Gabrielli deu a informação ao ser questionado por analista americano sobre a razão do aumento de US$ 600 milhões para US$ 2,2 bilhões na estimativa de investimentos no setor de distribuição para os próximos cinco anos. Há quatro anos, a Petrobras chegou a conversar com a Ipiranga, mas o negócio não avançou.
Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, todo o mercado brasileiro de distribuição está sendo avaliado pela empresa, ao ser questionado se a companhia estaria estudando a compra da Ipiranga.
Costa não negou a possibilidade nem confirmou essa hipótese: "Não tenho como dar essa informação", afirmou. "O objetivo é fortalecer a nossa participação na distribuição."
O diretor da Petrobras também não quis dizer qual seria a fatia no setor de distribuição que a companhia pretendia atingir com a nova aquisição. "Tudo depende das negociações", disse. Hoje, no país, existem mais de 170 distribuidoras.
Além de novas aquisições na área de distribuição, Paulo Roberto Costa informou que a Petrobras também está à caça de refinarias no exterior. Para a área de refino, a Petrobras prevê investimentos de US$ 23 bilhões, um salto significativo em relação aos US$ 12,4 bilhões programados para 2006/2010.

APOSTA NA WEB
Investir na internet para vender seguros é uma das prioridades da BB Seguros/Brasilveículos, seguradora de automóveis do BB que possui 6% de participação no mercado e ocupa o sétimo lugar no ranking das seguradoras de automóveis. Fernando Barbosa de Oliveira, presidente da BB Seguros/Brasilveículos, afirma que a web já responde por 10% das vendas do BB Seguro Auto.

SPC DIGITAL
Na onda do e-commerce, as máquinas também terão que zelar pelo seu "CPF". O CDL-Rio (Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) vai lançar um produto que pretende acabar com as fraudes pela rede e aumentar o comércio eletrônico no país: o SPC Digital. Trata-se de identificar a máquina do comprador e indicar aos comerciantes se o computador de onde a compra é gerada já efetuou alguma fraude anteriormente. Com isso, as empresas poderão negar vendas a máquinas usadas para transações ilícitas. A tecnologia, que já é vendida nos EUA, foi desenvolvida pela empresa brasileira Automatos. Segundo seu presidente, André Fonseca, "mesmo que um hacker roube cartões de crédito, ele poderá usar cada computador uma única vez para comprar". A previsão dele é que em seis meses 1 milhão de máquinas sejam cadastradas. Ele também afirma que o sistema é seguro para os consumidores, pois não acessa dados de usuários.

SOB CONTROLE
As fraudes estão sob controle. Em junho, a enquete da Boucinhas & Campos/ Soteconti Auditores Independentes quis saber dos participantes se suas empresas já foram alvo de fraudes. A resposta foi positiva em 21% dos casos. Os outros 79% dizem que não foram vítimas de fraudes.

NA ACADEMIA
Chieko Aoki, Marcelo Cherto, Nizan Guanaes, Carlos Augusto Montenegro e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho são os novos membros da Academia Brasileira de Marketing. Eles irão se juntar a veteranos como Ivan Zurita, Luiz Galebe, Alex Periscinotto, Francisco Madia e Marcos Cobra.

ACORDO
O Banco do Brasil e os Correios acabam de assinar, em Lisboa, acordo de cooperação com os Correios de Portugal. A parceria dará ênfase na utilização do Balcão de Comércio Exterior do BB naquele país. O Balcão é um site que funciona como loja, despachante aduaneiro e bolsa de negócios.

NOVA LINHA
A rixa entre Brasil e Argentina, pelo visto, é apenas no futebol. Deve ser confirmada para setembro a nova rota da Gol que liga Buenos Aires a Búzios, passando pelo Rio. Os argentinos já representam 15% dos turistas de Búzios. A freqüência do novo vôo deverá ser de duas vezes por semana.

MÍNIMO EM ALTA
O salário mínimo real atingirá em 2006 o seu maior valor desde 1965. Será também, neste ano, o maior aumento real dos últimos 41 anos. As informações constam de trabalho da AC Pastore, de Affonso Celso Pastore, para avaliar o aumento do mínimo e os gastos públicos. Segundo o texto, apesar de o Tesouro ter tomado importantes decisões que conduzirão a uma melhora na dívida pública, há em marcha forças que empurram para cima os gastos públicos do governo. O reajuste do mínimo representa mais importante aumento dos gastos públicos.


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